ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Entrevista exclusiva com o comandante da 7ª CIPM de Eunápolis, Major PM Vagner Gonçalves Ribeiro.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

/ Por: ...



Nessa entrevista foram abordados vários temas, mas todos eles, tendo como eixo principal a segurança ao cidadão dos municípios subordinados à Companhia instalada em Eunápolis, que consiste em cinco.

A segurança em Eunápolis sob o comando do Major

Segundo ele a segurança em Eunápolis, está passando por um momento salutar em comparação ao ano passado, tendo em vista que, apenas no primeiro semestre de 2021, houve uma redução de quase 30 % nos crimes violentos, em comparação ao último semestre de 2020. Os crimes contra o patrimônio, também, no mesmo período sofreu baixa considerável. Enquanto isso os arrombamentos, especialmente noturnos teve um leve aumento que levou a Polícia a adotar novas medidas nas rondas noturnas, para tentar coibir esse tipo de delitos praticados, especialmente nas altas horas da noite. Nesse item o Major conclama aos lojistas para adotarem medidas protetivas para ajudar o trabalho da Polícia, com instalação de alarmes, câmeras, grades e outros artefatos.

Segurança rural

“Tempos atrás houve uma incidência bastante considerável de roubo de animais no Extremo Sul e em várias outras regiões do estado. A PM colocou em prática a Patrulha Rural, com intenso trabalho de abordagens nas madrugadas, quando houve até confronto com uma pessoa na cidade de Itagimirim, quando a mesma foi atingida, recebendo atendimentos médicos e depois acabou sendo detida, após esse episódio já não se tem notícias desse tipo de delito na nossa região”.

Os efeitos da pandemia e o efetivo da PM

“Houve uma restruturação no efetivo da Polícia Militar e levou a promoção de mudanças significativas que, para a nossa região, por exemplo, pode ter atingido o nosso efetivo, com a redistribuição de soldados para outras unidades e muitos que foram para a reserva, além disso, tivemos a dificuldade de formação de cursos de novos soldados devido ao período desde que começou a pandemia”. Para o Major, se faz necessário aumentar o número do efetivo em Eunápolis, e para isso está buscando junto aos superiores, elementos que possam mudar a situação a médio e longo prazo. Dentre esses mecanismos está a instalação de formação de curso de soldados em Eunápolis e a implementação de um colégio nos moldes do Colégio Militar, que venha despertar na juventude o desejo de se transformar em policial militar.

Polícia Militar e Polícia Civil

“É importante salientar a importância do trabalho irmanado que é desenvolvido pelas duas instituições de segurança pública; uma depende da outra para promover a segurança do cidadão. A grande maioria das ações é desenvolvida em conjunto, como o combate ao tráfico de drogas, exemplificando uma dessas ações realizadas no primeiro trimestre desse ano, quando foram apreendidas armas, uma quantidade grande de drogas e prisão de pessoas, que foram destaques nos meios de comunicação com bastante ênfase” .

Tráfico e uso de drogas

“Um dos maiores problemas para as polícias é o alto consumo de entorpecentes, nem só na nossa região, mas como em todo o país. Diariamente as nossas guarnições fazem apreensão de entorpecentes, sinal de que está havendo o consumo. Dentro desse contexto real, a Polícia Militar tem promovido ações educacionais, especialmente para despertar nos jovens a aversão às drogas, sendo que apenas por si só a droga já faz mal ao indivíduo usuário, mas, temos ainda o caos social provocado por toda a corrente; desde a sua confecção até o usuário final que é o maior prejudicado. Nessa corrente do mal estão também envolvidos homicídios, extorsões, dentre outros, em virtude da venda de drogas que afeta toda a sociedade como um todo”.

Finalizando esta entrevista, o comandante enfatizou a importância da relação entre polícia Militar e a sociedade civil representada, como maçonaria, Poder Público Municipal, além de órgãos fiscalizadores como Vigilância Sanitária e outros. O apoio às secretaria municipal de saúde, durante todas as etapas da vacinação, também foi destacado pelo Major Vagner, desde escolta ao transporte de vacinas e outras atividades em toda a área de abrangência da 7ª CIPM. O apoio às instituições da justiça é também, um trabalho desenvolvido pela PM quando convocada.


Fonte: Notícias do farol

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.