Prefeitura de Eunápolis toma medidas para beneficiar catadores do antigo lixão

terça-feira, 18 de maio de 2021

/ Por: ...

A Prefeitura de Eunápolis está prestando toda assistência possível aos catadores que trabalhavam no antigo lixão. O local está em processo de desativação, após município passar a destinar os resíduos sólidos a um aterro sanitário, cumprindo a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para acolher e apoiar os catadores, a prefeita Cordélia Torres determinou o aluguel de um galpão,que será instalado os equipamentos que a cooperativa já  possui além de outras parcerias, será entregue a cooperativa um terreno que será construído a sede própria da cooperativa, além de distribuição  de cestas básicas possibilitando assim o trabalho das famílias que viviam do que buscavam no antigo lixão.

Outra importante medida da Prefeitura visa incentivar a coleta seletiva na cidade, começando pelos órgãos públicos municipais e grandes geradores de lixo comercial. Após reunião proposta pelo Ministério Público, por meio do promotor Dr. João Alves, o município discutiu com a CDL a adesão ao projeto, dando início à implantação da Coleta Seletiva, algo que vai contribuir com o trabalho dos catadores.

“O presidente da CDL, Fabrício Ramos, recebeu muito bem a proposta, e, com isso, demos os primeiros passos para que o comércio comece a fazer a seleção do lixo seco (reciclável) e do lixo molhado (orgânico, que não possui utilização aos catadores). Em paralelo, já estamos adquirindo as lixeiras para a coleta seletiva e preparamos uma  campanha pelos órgãos públicos, para que esses setores também iniciem seu processo de coleta seletiva”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flamarion Matos.

Diante de um pequeno grupo de catadores que se manifestaram na manhã desta segunda-feira (17), impedindo a execução de serviços públicos, a Prefeitura se colocou, mais uma vez, aberta ao diálogo. O secretário Flamarion Matos esclareceu que as solicitações possíveis serão cumpridas. “A prefeita Cordélia Torres tem um olhar diferente para essa situação e, desde 1º de janeiro, vem dialogando com os catadores, juntamente com o MPF, MPE, MPT e Defensoria Pública, procurando atender as reinvindicações dos catadores”, concluiu.


Sucom – Prefeitura de Eunápolis

Sem comentários

Enviar um comentário

Mais
© EQUIPE DE IMPRENSA
EMPRESA MJM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADES CNPJ: 40.198.174/0001-25.