ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Bahia é o estado com maior proporção da população em áreas de risco e está vulnerável a tragédia ambiental, aponta estudo

sábado, 18 de maio de 2024

/ Por: BAHIA NA NET 04

Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking entre os estados com a maior proporção da população em áreas de risco suscetíveis a desastres naturais. O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, que mapeou 1.942 municípios vulneráveis a tragédias ambientais associadas a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações. 

Essas quase duas mil cidades representam o percentual de 35% dos munícipios brasileiros. Segundo Agência Brasil, o levantamento foi solicitado pelo governo federal por causa das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A pesquisa destaca que o aumento das fortes chuvas vem acontecendo no mundo e afeta ainda mais países que estão em desenvolvimento como o Brasil. Os dados sistematizados em 2022 revelam estados com a maior proporção da população em áreas de risco, os quais são: Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Já as unidades da federação com a população mais protegida contra desastres são Distrito Federal (0,1%); Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%). 

Recomendações

A partir desse levantamento foi feita uma nota técnica com uma série de recomendações ao Poder Público com o principal objetivo de minimizar os danos dos desastres futuros. Algumas das observações falam sobre a ampliação do monitoramento e sistemas de alertas quando acontece o risco a inundações, além de uma atualização anual dos dados e a divulgação dessas informações para todas as instituições e órgãos que podem lidar com o tema.  

“É fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres”, diz o estudo, acrescentando que o Novo PAC pode ser uma oportunidade para melhorar a gestão de riscos e desastres no Brasil.


Fonte: BocãoNews 

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.