ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Instituto Aliança oferece mais de 500 vagas para curso de formação profissional gratuito na Bahia

quinta-feira, 21 de março de 2024

/ Por: ...

O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano e a Zurich Foundation, tem inscrições abertas para 580 vagas gratuitas de formação profissional, voltadas para jovens entre 17 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Entre as capacitações ofertadas está o Rotas e Travessias, com atuação nos municípios de Salvador e Teixeira de Freitas na Bahia, e foco na preparação para o mercado de trabalho.

Os(as) interessados(as) podem se inscrever até 5 de abril, no site da instituição (institutoalianca.org.br). Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio. As aulas estão programadas para iniciar no dia 15/4.

As atividades são 100% online, com interação permanente com os educadores, tendo como pontos principais o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como autogestão, comunicação e gestão de conflitos; noções de tecnologia da informação; e o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, como assumir responsabilidades, buscar soluções, tirar as ideias do papel e fazer planejamentos.

O curso tem carga horária de 200 horas e duração de 3 meses. A certificação é conferida pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Além disso, após a conclusão, o aluno recebe todo apoio da equipe técnica do Instituto na busca por vagas de emprego com o seu perfil.

“É uma oportunidade de qualificação profissional de jovens, realizado de forma virtual e em um curto espaço de tempo, que viabiliza a inserção no mundo do trabalho, de forma digna, quebrando o ciclo da pobreza e reduzindo desigualdades sociais”, afirma Ilma Oliveira, coordenadora pedagógica nacional dos programas de empregabilidade do Instituto Aliança. Ela destaca ainda que após a conclusão da formação, a taxa de inserção dos participantes dos programas do instituto no mercado de trabalho supera 85%.

O gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano, Giordano Bruno Barbosa, afirma que o apoio ao projeto está alinhado com as metas sociais da companhia. “A Suzano acredita que um mundo mais justo se constrói a partir de atitudes transformadoras de toda a sociedade. Esta parceria é mais um projeto apoiado pela companhia que vai de encontro ao nosso engajamento com o desenvolvimento social das áreas onde temos atuação. Até 2030, a Suzano se compromete a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, e inserção profissional de jovens é um dos pilares fundamentais para que consigamos alcançar essa meta”, ressalta Giordano.

O Rotas e Travessias é uma iniciativa do Instituto Aliança e da Fundação Forge, com apoio financeiro da Suzano e Zurich Foundation, e parceria estratégica da Universidade Estadual do Ceará.


Fonte: G1-Bahia

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.