ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Urgente: Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi comunica existência de um caso suspeito da "Varíola dos macacos"

sexta-feira, 29 de julho de 2022

/ Por: BAHIA NA NET 04

A Secretaria de Saúde de Itapebi soltou comunicado nesta quinta-feira, 28, alertando a população sobre a existência de um caso suspeito da doença Monkeypox, conhecida como a Varíola dos macacos.


Conforme o alerta, trata-se de um caso do sexo feminino que segue em tratamento e isolamento domiciliar sem sinais clínicos de gravidade.


O caso está sob investigação para confirmação ou descarte da doença conforme protocolos.


Caso seja confirmado. O município será o primeiro da região com caso da doença. Fato que colocará a Secretaria do Estado da Bahia em sinal vermelho.


O Ministério da Saúde destacou, por meio de nota, que a doença é prioridade para a pasta, que faz constante monitoramento e analisa a todo momento a situação epidemiológica para definir orientações e ações de vigilância e resposta à doença no país. “Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença”, diz o texto.


O órgão ressaltou também que, antes mesmo da confirmação de casos no Brasil, foi instalada “uma sala de situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de estabelecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população”. Ainda segundo o ministério, “testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos".


Fonte: AgazetaBahia


Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.