1° Encontro de Saúde Mental Falando abertamente - BAHIA NA NET - NOTÍCIAS

DESTAQUES

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

quinta-feira, 26 de maio de 2022

1° Encontro de Saúde Mental Falando abertamente

Momento emocionante e muito significativo que representa uma referência à luta dos usuários, familiares e profissionais de saúde por um tratamento humanizado as pessoas que necessitam de cuidado em saúde mental, que ficará marcado na memória dos presentes no 1º Encontro de Saúde Mental realizado nesta quarta-feira (25), no Porto Seguro Eco Bahia.

O modelo de cuidado em saúde mental vigente é denominado de comunitário, pois defende o cuidado em saúde mental pela via territorial e possibilita que o usuário mantenha seus vínculos familiares, com cuidado em liberdade.

Atualmente, Porto seguro possui uma rede estruturada apoio e atendimento serviços de atendimento de Saúde Mental, o Centro de atenção Psicossocial CAPS II que atende adultos com transtorno mental, o CAPS AD destinado a atendimento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas, o CAPS IA destinado a acompanhamento de crianças e adolescentes com transtorno mental ou uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Esses serviços atendem pacientes com quadros mais graves ou que demandam mais cuidados.

Para os quadros leves ou menos complexos existe um ambulatório de saúde metal que consta com atendimento de psiquiatras e psicólogos.

O atendimento nos moldes atuais buscam a valorização das subjetividades diversas, considerando como únicos e dotados de características únicas. A vulnerabilidade causada mediante o isolamento social, empobrecimento da população, desemprego, mortes, luto  reflete e impacta a saúde mental da população.

Mediante o quadro atual faz-se necessário lançar um olhar específico e criar novas estratégias de cuidado em saúde mental, respeitando e realizando um cuidado digno, que incentive a autonomia e o cuidado em liberdade.



Ascom Prefeitura de Porto seguro 

PUBLICIDADES

Responsive Ads Here