Festa seguirá protocolo de segurança e acontece em três dias com uma série de atividades.

O município de Itagimirim está em festa completando 60 anos de emancipação política na cidade onde conta a presença de várias autoridades do cenário político e do prefeito Luizinho e do vice-prefeito Lindolfo Lima que terão a honra de recepcionar lideranças políticas, o presidente da Câmara e vereadores de Itagimirim.

Uma programação foi criada pelo Governo Municipal de Itagimirim nestes três dias de festa em comemoração aos 60 anos de emancipação da cidade de Itagimirim, marcada inclusive pelo retorno da tradicional Micareta 2022, que é um dos principais eventos que estão entre as atividades festivas, com shows de atrações nacionais e locais conhecidas do grande público durante os três dias de folia que começa dia 21 de abril (quinta-feira) e segue até o dia 23 (sábado).

O primeiro dia de comemorações começou nesta quinta, 21, com um torneio de futebol com os prefeitos, no Estádio Zoaldo Martins de Abreu, onde participaram times das prefeituras dos municípios de Cabrália, Itapebi, Belmonte, além do anfitrião, Itagimirim, com direito à confraternização, concentração na Praça da Bíblia onde foi o ponto de partida da carreata que marcou a entrega da pá carregadeira, que significa mais uma conquista e mais um presente para a cidade, seguido da abertura oficial da Micareta 2022 e da solenidade de inauguração das novas estruturas da Praça José Santos Queiroz com a participação de autoridades locais e de deputados, além da apresentação do Balé Municipal, um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, sob a coordenação do professor Wilker Araújo. São aulas semanais 100% gratuitas nos ritmos de balé clássico, jazz, entre outras modalidades para crianças, adultos e idosos. Também, haverá o desfile e escolha da Rainha da Micareta 2022 em que se inscreveram 15 mulheres com idade entre 16 e 30 anos naturais ou moradoras de Itagimirim. O desfile aconteceu na praça com as candidatas em trajes casual, fantasia e gala ou festa. A vencedora é coroada e recebe um cheque de R$ 1.000,00.

A comemoração continua nesta sexta-feira, 22, com a seguinte programação: visita ao distrito de União Baiana onde acontece a cerimônia de inauguração da torre de sinal de celular, um marco histórico para a localidade, além de anúncios de obras e entregas de equipamentos importantes, seguido de almoço, e depois, o início dos shows de Van dos Teclados, Mayck Ferreira e paredão Caminhão do Gordinho e segue com a Micareta de Itagimirim que recebe os shows dos artistas Wanderlan, Thierry, André Lima e Rafael e Cássio Camargo.

No sábado, 23, a programação terá a comemoração especial de aniversário dos 60 anos de emancipação política do município, que conta com o Desfile da Banda Marcial, com saída em frente ao Colégio Othoniel e a solenidade de hasteamento das bandeiras com a presença de autoridades na Praça José Santos Queiroz, onde haverá homenagens a 20 moradores e empresas, com a entrega de Comenda Ministro Prado Kelly, a mais alta honraria do município, concedida àqueles que desenvolveram trabalhos importantes para a fundação e o desenvolvimento do município ao longo desses 60 anos. Na ocasião, as forças de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e a equipe de monitoramento por câmeras de Itagimirim recebem uma placa de homenagem em reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desempenhado na cidade que, atualmente, ocupa o importante pódio de uma das cidades mais seguras da Bahia, com índice zero de criminalidade violenta.

No mesmo dia, haverá a concentração do Arrastão com saída a partir do Posto União, com parada de alguns minutos nos bares da cidade, em direção à Micareta de Itagimirim com os shows de Trio da Huanna, Jarley, Sinho Ferrary, Edson Gomes, Papazzoni e Thiago di Freire.

As comemorações encerram no domingo, 24, com o Trilhão Amadores da Trilha, a partir da concentração na Avenida 13 de Maio – Barbosa Lanches. Logo após, a bola rola na rodada da taça Ricardo Formiga de Futebol 2022 e finaliza com a Carreta da Alegria B3.

Estrutura

Um forte esquema de segurança foi montado com a participação das polícias civis, militares, bombeiros, além de policiais descaracterizados e seguranças particulares.

Centenas de câmeras de monitoramento estarão espalhadas na sede e no distrito e rondas acontecem em todas as ruas a fim de prevenir intercorrências e garantir a segurança dos moradores e dos foliões.

Dezenas de barracas de comidas e bebidas, além de vendedores com caixas térmicas, estarão disponíveis no circuito. A festa conta também com postos estruturados com profissionais de saúde e atendimento de urgência e emergência.

O evento festivo comemorativo pela passagem do aniversário da cidade conta também com uma serie de momentos especiais em homenagem a moradores importantes que contribuíram para a construção do município, além de anúncios e entregas de obras, sinal de celular no distrito de União Baiana, maquinários e equipamentos, benefícios que marcam a história do município de Itagimirim pelo compromisso e desenvolvimento que a atual administração vem realizando.

Praça José Santos Queiroz

Outro momento importante será a inauguração da nova Praça José Santos Queiroz, principal praça da cidade, que foi totalmente reconstruída, uma obra de cerca de R$ 600 mil reais, iniciada no final de janeiro.

Situada no coração de Itagimirim, a praça foi idealizada e construída pelo então prefeito José Santos Queiroz. Na época, recebeu o nome de Praça Castro Alves, recém alterado por meio de Lei, de iniciativa do Legislativo Municipal. A praça é um dos principais cartões-postais e pontos de referência do município.

No novo espaço, os trailers que existiam deram lugar a quiosques de alvenaria amplos e arejados com banheiros, também, de alvenaria e com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e o aguardado coreto para realização de apresentações com camarim de apoio. Todo o piso foi refeito, além do sistema elétrico e de iluminação geral e hidráulico, adicionados, lixeiras que não existiam e bancos de jogos para o lazer.

Torre de celular

A implantação da nova estrutura representa um grande marco para distrito de União Baiana que visa possibilitar o acesso à comunicação para as pessoas nesta nova era digital, o que antes elas não tinham condições de ter acesso a esse serviço.

A torre de sinal de celular da Vivo possui 50 metros de altura e pretende alcance toda a região rural do distrito.

Na ocasião, o distrito de União Baiana também será presenteada nesta sexta-feira, 22, com maquinários importantes como pá carregadeira e ambulância, além de anúncio de pacote de obras, como fontes e praças, que serão executadas na localidade.

Com o lema da gestão de escrever uma Nova História com dignidade e inclusão, a atual gestão municipal liderada pelo prefeito Luizinho vem transformando o município de Itagimirim e a população itagimiriense expressa gratidão e felicidade pela passagem do aniversário da cidade!


Fonte: Pauta-Bahia

BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
BAHIA NA NET - NOTÍCIAS