ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Polícia Ambiental e ICMBio apreendem 800 Caranguejos Uçá pegos de forma ilegal em Canavieiras.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

/ Por: ...

 

Uma ação da Companhia de Polícia Ambiental (CIPPA/PS) e ICMBio realizada na manhã desta terça-feira (04/01) apreendeu 800 caranguejos da espécie Uçá, que está no período do defeso. Os catadores foram encontrados na região de Cinco Bocas, zona ribeirinha do município de Canavieiras, foram notificados e tiveram os crustáceos apreendidos. Durante todo o período do defeso, os dois órgãos de fiscalização estarão atuando nos Rios do Peso e Jequitinhonha para impedir o desrespeito à Lei Ambiental e garantir a manutenção da espécie Caranguejo Uçá.

Defeso do caranguejo-uçá

Até o dia 08/01 vai o período de defeso do caranguejo-uçá, popularmente conhecido como andada, com a proibição da pesca da espécie em 11 estados. Além da captura, estão proibidos o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a sua comercialização. Durante o defeso, macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e para a liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie. Sem este ciclo as espécies ficam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação da espécie.

O período de defeso do caranguejo-uçá ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude. Neste ano, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia. O próximo defeso está ocorrerá de 2 a 7 de fevereiro, quando novamente haverá lua nova. O terceiro período será de 3 a 8 de março, com mais uma lua nova e o último defeso será de 19 a 24 de março, na lua cheia.


Fonte: Belmonte News

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.