A UHE Itapebi informa que, no decorrer da noite de quinta-feira (09/12) e madrugada de sexta-feira (10/12), o monitoramento do rio Jequitinhonha indicou um aumento nas vazões que chegavam ao reservatório, motivadas por intensas chuvas no trecho do rio a partir da cidade de Jequitinhonha – MG até o mar, onde foram registradas precipitações superiores a 150 mm em 48 horas e até 30 mm concentradas em poucas horas.  

Em consequência disso, no início do dia de hoje (10/12), a defluência à jusante da usina teve de ser ajustada gradativamente, considerando o incremento de volume de água que chegava ao reservatório, atingindo, às 6h44min, o valor instantâneo de 3362 m³/s.  


Esta alteração foi informada às comunidades mais próximas à barragem, por meio do sistema de alerta por SMS, e às prefeituras e órgãos de proteção e defesa civil, via contato direto com os coordenadores municipais de defesa civil, no início da manhã, para a tomada de ações necessárias ao cenário observado.  


A UHE Itapebi informa que não foram verificadas precipitações fortes nos monitoramentos hidrológicos mantidos pela usina após as 7:00 h de hoje. A vazão vertida também já foi reduzida a 2000 m³/s, e a previsão de chegada de vazões adicionais à zona urbana do município de Belmonte/BA será por volta das 20:00 h do dia 10.  

Vazões incrementais à jusante da UHE Itapebi não são consideradas nesta análise. 


Fonte: Neoenergia


Bahia na net
Bahia na net