ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Itapebi: Vereadora Norma Queiroz destaca importância da campanha do Outubro Rosa

sábado, 2 de outubro de 2021

/ Por: ...

Por: Bahiananet.com.br

Com a chegada da campanha “Outubro Rosa”, a  vereadora Norma Queiroz, alerta para a importância de manter a atenção sobre o câncer de mama, que vitima milhões de mulheres no Brasil e no mundo.

Norma Queiroz alerta para a necessidade de prevenção, o que inclui uma atenção redobrada ao próprio corpo e a realização de exames.

“É de suma importância que todas nós, mulheres, participemos da campanha, colaborando para a disseminação de informação e, claro, nos cuidando. Informação e cuidado são a chave para combater a doença”, a vereadora Norma Queiroz aproveitando o espaço aberto pelo site www.bahiananet.com.br, a mesma acrescentou que os homens também devem ficar atentos, já que a doença pode atingir a população masculina, mesmo que as chances sejam pequenas. “O câncer de mama é um problema sério e que não podemos ignorar”, pontuou.

O câncer de mama

Múltiplos fatores estão envolvidos na etiologia do câncer de mama, assim explicam os especialistas do Inca, entre eles estão: idade da primeira menstruação (menor do que 12 anos); menopausa após os 55 anos; mulheres que nunca engravidaram ou nunca tiveram filhos (nuliparidade); primeira gravidez após os 30 anos; uso de alguns anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, especialmente se por tempo prolongado; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcoólicas; dietas hipercalóricas; sedentarismo e predisposição genética.

Hoje os médicos recomendam a identificação da doença em estágios iniciais por intermédio das estratégias de detecção precoce, pautadas nas ações de rastreamento e diagnóstico precoce. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos; profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos; e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.