ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

ITAPEBI: Vacinação contra raiva para cães e gatos continua nesta quarta-feira (29), na Cidade Histórica “Cidade Baixa”

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

/ Por: ...


Desde o dia 25 de setembro, no município de Itapebi em dias previamente marcados está acontecendo a vacinação contra raiva em cães e gatos.

Os pontos de imunização estão funcionando  em horários específicos, de acordo com a programação de cada local. A vacinação é importante para proteger animais e seres humanos contra o vírus causador da raiva.

O Vereador Wagner Teixeira Soares foi um dos bons exemplos de cuidados com seu animal (cão) que aos vacinadores foi apresentado o cartão de vacinas do animal e todas as vacianas em ordem e com a validade dentro das datas até o próximo ano.

A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos. Apesar de há muitos anos não ter registro de casos da doença na região do  município de Itapebi, a raiva precisa ser tratada com seriedade pois é uma doença infecciosa de origem viral capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. O vírus fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação em cães e gatos, de modo a manter, no curto  prazo, imunidade em uma parcela significativa da população. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.

Veja onde levar seu pet para ser vacinado:  Nesta quarta-feira na cidade Histórica “Cidade Baixa”  pela manhã na praça 14 de Agosto (antiga Praça do Avai) e a  tarde na Praça 2 de Julho ( Antiga Praça do sempre verde)  no “Cavaco”


Fonte: itapebiAcontece

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.