ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Itapebi; Morre a 19ª vítima pelo covid-19 e vigilância epidemiológica faz nota de alerta de possível variante no município

domingo, 13 de junho de 2021

/ Por: ...

A Vigilância Epidemiológica de Itapebi foi comunicada no início da noite  18h25m, deste sábado, (12),  da morte de mais uma pessoa por covid-19, portanto, a 19ª, é um homem de 42 anos  de idade que tinha comorbidade. Estava internado desde o dia 10 de junho no HPP- Nelson Moura Ferreira  em Itapebi, onde foi a óbito.  A 19ª morte pelo vírus trata-se de Edmilson Macedo de Oliveira, 42 anos e residia no povoado de Ventania na zona rural do município.

A Administração da Prefeitura Municipal de Itapebi mais uma vez presta condolências à família da vítima.

A vigilância epidemiológica de Itapebi (VIEP) emite nota a população Itapebiense, esclarecendo endurecimento  no monitoramento dos últimos  casos suspeitos e alerta para possível circulação de uma  nova variante em nosso município.

Na nota a vigilância epidemiológica reforça que é extremamente necessário que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações.

Ultimamente está sendo natural observar os bares no município de Itapebi com aglomeração de pessoas fazendo uso de bebidas alcoólicas, veículos de som e sem nenhuma preocupação com o número de mortes no pequeno município.  Também é observado que não somente os bares fazem pouco caso dos decretos bem como muitas pessoas também aglomeram em frente suas residências com equipamentos de som alto e vasto consumo de bebidas alcoólicas.

Vale salientar que Itapebi é uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e já morreram pela Covid-19, dezenove pessoas e somente neste ano 2021, 12 perderam a vida com essa doença, quase o dobro de todo o ano de 2020 e isso não inibe a imprudência de muitos.

 Dessa forma acredita-se que os esforços dos profissionais de saúde e dos governos estão sendo ignorados pelos que não acreditam na letalidade da doença.

Leia integra da Nota da Vigilância Epidemiológica do município de Itapebi

A vigilância epidemiológica de Itapebi, juntamente com a secretaria municipal de saúde e todos os profissionais de saúde, esclarece que está monitorando os casos suspeitos e confirmados da covid-19 no município, e investigando a possível circulação de uma nova variante. Apesar das características de alta transmissibilidade e casos de reinfecção, ainda não é correto afirmar de que se trata da presença de uma nova variante no município. A vigilância epidemiológica reforça ainda que é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações. Além disso, é importante que a população venha aderir à vacinação, uma vez que esse é o meio mais seguro e eficaz de prevenção para diversas doenças infecciosas, principalmente contra a covid-19. A não adesão à vacinação pode acarretar na persistência da covid-19 na região, bem como fazer com que as enfermidades readquiram força de transmissão e agravem os quadros da doença. Portanto, é necessário que todos se vacinem quando houver disponibilidade para seu grupo de idade.

Galileu Barbosa Costa - Coordenador da Vigilância Epidemiológica

Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi

* - Galileu Costa Barbosa é Biomédico, Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutor em Microbiologia

ItapebiAcontece

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.