Jerônimo Rodrigues faz mudança na diretoria de presídio palco de escândalo de corrupção

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoveu mudanças em diveros cargos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e uma dessas alterações atingiu o Conjunto Penal de Eunapólis.

Conforme publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24), o diretor-adjunto da unidade prisional, Sérgio Vinicius Tanure dos Santos foi exonerado, e em seu lugar foi nomeado Ernani Pereira Silva. A diretoria até o momento não foi alterada e continua sob o comando de Fabrizio Gama e Narici.

O Conjunto Penal de Eunapólis se tornou o centro das atenções da política baiana nos últimos dias, depois que veio à tona o conteúdo da delação premiada da ex-diretora, Joneuma Silva Neres, feita ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Ela detalhou um suposto esquema envolvendo o ex-deputado federal Uldurico Júnior (MDB) e integrantes de uma organização criminosa atuante na região, que culminou na fuga de detentos do presídio.

Ainda conforme a colaboradora, o grupo teria atuado inicialmente na captação de votos entre presos provisórios, familiares e contatos externos. O esquema descoberto pelo MP-BA envolveria pagamento de R$ 100 por voto, intermediado por integrantes da facção.

Após perder a eleição municipal de 2024 em Teixeira de Freitas, Uldurico Jr. teria pressionado por recursos, culminando em um acordo de R$ 2 milhões com a facção para facilitar a fuga de detentos. O ex-parlamentar foi preso na última quinta-feira (16), em Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia.

Mais exonerações

Em entrevista para ao programa Giro Baiana da Rádio Baiana FM (89,3) nesta sexta-feira (24), o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, não descartou novas baixas na Seap, após as revelações de Joneuma Neres.

"Se tiver que cortar, corta. É bom se dizer que Seap apoiou essa investigação do Ministério Público doa a quem doer. Uldurico fez os males que fez, está pagando, é um problema da Justiça agora. A Seap afastou quem tinha que ser afastado, com o secretário José Castro junto com o Ministério Público. Agora isso é uma questão de Justiça, não vamos fazer juízo de valor, vamos esperar as operação da Justiça. Nós não coadunamos dessas atitudes irrespónséveis que o ex-deputado fez", afirmou.


Fonte: BocaoNews

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seja nosso repórter!

Tem alguma notícia, denúncia ou flagrante? (73)9 8885-1813
BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO