A Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com a Polícia Militar, elucidou nas primeiras horas o homicídio do fazendeiro I. V. S., de 33 anos, ocorrido na zona rural do Município de Itapebi.
O crime foi registrado no dia 21 de janeiro de 2026, por volta das 13h, quando a vítima foi morta a golpes de arma branca ao chegar à sede de sua fazenda, localizada no Distrito de Ventania, em uma estrada rural da região. O corpo foi encontrado em decúbito ventral, apresentando diversas perfurações por faca e sinais evidentes de luta corporal, inclusive lesões de defesa.
Desde as primeiras informações repassadas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM), equipes da Delegacia Territorial de Itapebi, da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Porto Seguro, com o apoio de equipes da Polícia Militar de Itapebi e de Itagimirim, iniciaram diligências imediatas com o objetivo de esclarecer os fatos.
Ainda na manhã desta quinta-feira, foram realizadas diversas ações investigativas, incluindo a oitiva de familiares da vítima, levantamento de informações na região e recolhimento de imagens de câmeras de monitoramento instaladas nas proximidades do local do homicídio.
As evidências reunidas durante a investigação apontaram R. D. S., de 26 anos, como autor do crime. Em depoimento, testemunhas afirmaram, de forma categórica, que o investigado foi o responsável pelo homicídio. Conforme apurado, a motivação estaria relacionada a desavenças anteriores, uma vez que o suspeito trabalhava na fazenda da avó da vítima e havia suspeitas recorrentes de furtos de objetos e animais, o que vinha gerando conflitos entre ambos.
No dia do crime, vítima e investigado teriam se encontrado e, durante uma discussão, o autor desferiu diversos golpes de faca, ocasionando a morte do fazendeiro. Após o homicídio, o investigado retornou à residência, onde teria queimado as roupas sujas de sangue e descartado a faca utilizada em uma represa. Ainda segundo os relatos, ele chegou a retornar ao local onde o corpo se encontrava e, em seguida, evadiu-se, não sendo mais localizado até o momento.
As investigações também indicam que o homicídio pode estar relacionado a denúncias formalizadas pela vítima contra grupos envolvidos em furtos de gado (abigeato) na região, reforçando a linha de apuração de crime praticado por retaliação.
Ao final dos trabalhos iniciais, o Delegado Titular da Delegacia Territorial de Itapebi representou pela prisão preventiva do investigado, medida já encaminhada ao Poder Judiciário. A Polícia Civil segue com as diligências para localizar e prender o suspeito, bem como para aprofundar as apurações e concluir o inquérito policial.
Fonte: Polícia Civil da Bahia


Enviar um comentário