O Rio de Janeiro se prepara para uma mudança brusca no tempo neste fim de semana. Um ciclone extratropical que se forma nesta sexta-feira no Sul do país deve atingir o estado entre a tarde e a noite de sábado, trazendo ventos fortes, chuva intensa e queda acentuada de temperatura. É evidente que, parte dos fenômenos naturais que atingem o Rio de Janeiro, sempre atingem a região Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia.
De acordo com a Climatempo, o fenômeno passará a cerca de 500 a 600 quilômetros da costa fluminense, distância suficiente para provocar impactos significativos em boa parte do território. As rajadas podem chegar a 100 km/h em regiões do litoral, entre Angra dos Reis e Cabo Frio, e nas áreas serranas. Em outras regiões, os ventos devem variar entre 60 e 80 km/h.
O sábado será o dia de maior instabilidade. A previsão indica calor e sensação de abafamento pela manhã, com máxima de 33°C na capital. A partir da tarde, o avanço do sistema muda a direção dos ventos e provoca uma virada abrupta: pancadas de chuva de moderada a forte intensidade devem atingir todo o estado.
Fonte: AgazetaBahia

