A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o restabelecimento da operação comercial da unidade geradora 2 da Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, localizada no baixo curso do Rio Jequitinhonha, na divisa da Bahia com Minas Gerais, próxima ao município baiano de Itapebi.
Em agosto do ano passado, a Neoenergia havia encaminhado um documento à Aneel informando sobre a indisponibilidade prolongada programada da unidade, por conta de uma intervenção para a modernização da unidade.
A previsão inicial era de que a retomada das atividades ocorresse em um mês. No entanto, o prazo precisou ser prorrogado devido a um 'provável curto-circuito' nos enrolamentos do estator.
No mês seguinte, a Neoenergia enviou um novo ofício informando que, com o avanço das investigações da ocorrência, a regularização e previsão de retorno das atividades da usina aconteceriam em aproximadamente dez meses.
De acordo com a Aneel, a retomada da operação ocorreu apenas em outubro de 2025. Com isso, a UG02 volta a integrar o Sistema Interligado Nacional (SIN).
