Por: bahiananet.com.br / Informações ItapebiAcontece – / CREA-BA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) esteve em Itapebi nesta quinta-feira (25) para uma visita técnica à Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, uma das principais ligações rodoviárias do extremo sul do estado.
A ação foi conduzida pelo vice-presidente do Crea-BA, engenheiro civil André Tavares, acompanhado do Grupo de Trabalho de Pontes — formado pelos engenheiros Cristovaldo da Silva, Adriano Fortes e João Coelho — além da equipe de fiscalização da região.
A iniciativa contou com a participação de órgãos estratégicos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Prefeitura de Itapebi, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo André Tavares, o objetivo da visita foi acompanhar o início das obras de reabilitação estrutural da ponte e destacar a importância da manutenção contínua do equipamento viário. “A presença do Conselho reforça o compromisso da engenharia em oferecer soluções técnicas para preservar a segurança da população e garantir a durabilidade de obras de infraestrutura que impactam diretamente a vida das comunidades locais”, afirmou.
Durante a inspeção, foram discutidas medidas preventivas, responsabilidades institucionais e a necessidade de atuação integrada entre órgãos públicos e privados para assegurar a mobilidade, a segurança e o desenvolvimento econômico da região.
No período da tarde, os trabalhos tiveram continuidade na Câmara Municipal de Itapebi, onde as instituições presentes aprofundaram as discussões sobre os próximos passos das obras e as atribuições de cada órgão envolvido.
A reunião contou com a participação do prefeito de Itapebi, Isan do Nascimento Botelho; da vice-presidente da Câmara Municipal, Valéria Barbosa de Jesus (“Valéria da Saúde”); do vereador Leonardo Ribeiro (“Léo de Noeme”); e do vereador Jeferson Silveira da Silva (“Brizola”).