Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho de 2025, foi deflagrada a Operação Olet, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar no município de Guaratinga/BA, voltados à investigação de crimes relacionados à lavagem de capitais praticada por organizações criminosas com atuação no sul do estado da Bahia.
A ação teve como alvo indivíduos ligados à uma organização criminosa, e contou com atuação integrada da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Militar da Bahia e do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos telefônicos, comprovantes de transações bancárias e outros elementos de interesse probatório, que serão agora submetidos a perícia técnica e análise pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil. A operação representa um passo relevante para o rastreamento do fluxo financeiro das facções criminosas, especialmente no tocante ao uso de contas bancárias de terceiros como "contas de passagem" para dissimular a origem ilícita de recursos.
A operação contou com a participação de equipes da *23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª COORPIN), por meio do CATTI–Descobrimento, da Primeira Delegacia Territorial de Eunápolis, da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (7ª CIPM) e do GAECO/MPBA.
As investigações indicam que a principal investigada, além de possuir vínculos com um dos líderes foragidos da facção, seria responsável pelo suporte financeiro do grupo, movimentando valores de origem criminosa em suas contas. A operação também se baseou em dados de inteligência e diligências anteriores que apontavam movimentações suspeitas e envolvimento da investigada em ocorrências anteriores relacionadas ao tráfico de drogas.
A Operação Olet reforça o compromisso das forças de segurança pública com o enfrentamento articulado à criminalidade organizada, desarticulando estruturas logísticas e financeiras das facções que atuam na região. Os materiais apreendidos já foram apresentados à Delegacia Territorial de Eunápolis e as investigações seguem em curso.
Fonte: Polícia Civil da Bahia