RIO DE JANEIRO, BRASIL – 25/07/2025 – Com mais de um século de história no jornalismo brasileiro, a Rede Globo de Televisão reafirma, com a solidez e a credibilidade que pautam cada texto lido, veiculado, opinião expressa e vinheta apresentada, seu inabalável compromisso com a veracidade dos fatos e os mais elevados padrões éticos da profissão.
Recentemente, a esta emissora centenária, baluarte da informação responsável, chegou a notícia de que um canal na plataforma YouTube, em total desconsideração aos nossos princípios e à verdade factual, alegou ter recebido um e-mail diretamente de nossa emissora ou de empresa parceira de auditoria e ouvidoria. O conteúdo alegado versava sobre informações de foro íntimo de uma colaboradora que atua no estado da Bahia.
Salientamos, com o máximo rigor, que tal afirmação é inteiramente mentirosa e desprovida do senso ético que se espera de qualquer plataforma que se pretenda informativa ou de debate. Repudiamos veementemente a leviandade de tal alegação.
A Rede Globo não atua e jamais atuará no repasse de informações de cunho pessoal de qualquer de seus colaboradores. É imperativo frisar que nossos funcionários externos à matriz são identificados por um número de registro individual, o que impossibilitaria a identificação de uma colaboradora unicamente por seu nome em qualquer comunicação oficial interna ou externa, sem o devido protocolo de segurança e sigilo.
Lamentamos profundamente que indivíduos que desrespeitam os limites do fazer jornalístico e da livre manifestação de pensamento recorram à vilania para veicular alegações que não se sustentariam sequer com uma simples nota formal, que dirá no cenário de uma audiência judicial. Não estamos imbuídos do propósito de censurar a fala ou o direito de exercer o jornalismo, pilar inestimável da democracia, mas exigimos que tal exercício seja pautado no respeito à verdade e à dignidade humana, e veiculado por profissionais que prezam pela seriedade.
O Grupo Globo jamais se envolveria em discussões banais, o que, categoricamente, não é o caso desta situação. Nosso robusto corpo jurídico já está tomando as devidas providências, com o sigilo e a celeridade que a Justiça exige, em relação a este ato difamatório.
Neste diapasão, não nos omitiremos e reiteramos que, em hipótese alguma, nossos colaboradores serão expostos a qualquer atitude vexatória. O caso, conforme nos foi reportado pela colaboradora de iniciais A.C.G., configura uma exposição inaceitável.
Considerando que a referida colaboradora já se encontra assistida por sua causídica, a egrégia Doutora Elizangela Gemaque de Almeida, cuja atuação impecável é por ela própria destacada, emitimos esta nota em nome do Grupo Globo. Deixamos, assim, o espaço aberto para que a jornalista atingida por esses ataques sem razão de ser possa se pronunciar, em parceria com sua advogada, da forma que melhor lhe aprouver para a defesa de seus direitos e de sua honra.
Assinam esta nota:
VANESSA MARCONDES DE SOUZA FREITAS
OAB: 253775/SP
LUIZ FERNANDO MAIA
OAB: 67217/SP