BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO

Trabalhadores demitidos protestam contra Veracel e denunciam discriminação contra empresa local e seus trabalhadores.



No início da madrugada desta quarta-feira (23/04), um protesto bloqueou a rodovia BA-275, no trecho entre o distrito de Barrolândia e o município de Itapebi. A manifestação foi organizada por ex-funcionários da empresa Eman Serviços Industriais, que atuava há 17 anos como prestadora de serviços na fábrica de celulose da Veracel. Segundo os manifestantes, o rompimento repentino do contrato com a Veracel resultou na demissão de cerca de 80 trabalhadores da região, gerando revolta e uma forte sensação de injustiça na comunidade.



O protesto, que mantém o fluxo de veículos interrompido, teve como estopim uma nota divulgada pela Veracel à imprensa (Veja aqui), na qual a empresa, segundo os ex-funcionários, teria minimizado os impactos sociais da decisão, tratando o encerramento do vínculo com a Eman como um simples procedimento de mercado. A resposta veio com força nas redes sociais, onde os trabalhadores compartilharam relatos emocionados, denúncias e pedidos de esclarecimento público. “Sentimos na pele essa discriminação de diversas formas, e não entendemos o motivo da mudança. A Eman sempre entregou com qualidade e recebeu boas pontuações. Agora, de uma hora para outra, não atendemos mais às exigências da Veracel?”, diz um dos trechos da mensagem que circula nas redes sociais.




Eman Serviços Industriais teve que desmontar, de forma imediata, a sua estrutura administrativa mantida dentro da Fábrica da Veracel, após fim de contrato.


Os ex-funcionários acusam coordenadores e gerentes da Veracel de atuarem diretamente para encerrar os contratos com a Eman, redirecionando os serviços a empresas de fora do estado, mesmo após cotações finalizadas, contratos assinados e pedidos de compra gerados. A atitude, segundo eles, demonstra uma postura de exclusão da empresa local, que sempre foi avaliada positivamente em auditorias e seguia todos os critérios exigidos pela contratante. As denúncias se estendem a práticas de discriminação, especialmente contra a Eman por ser uma empresa de Belmonte e por empregar majoritariamente trabalhadores de Belmonte e Itapebi. “Quem sabe que estamos sem serviço somos nós, que ficamos praticamente parados nos últimos meses”, desabafa outro trabalhador.


Além da denúncia de discriminação, os manifestantes acusam a Veracel de tentar abafar o caso para preservar sua imagem institucional, deixando de reconhecer publicamente os impactos sociais causados na comunidade com a dispensa em massa de trabalhadores locais. Até o momento, nem a Veracel Celulose nem a Eman Serviços Industriais se pronunciaram oficialmente sobre o protesto ou sobre as novas acusações apresentadas. A Polícia Militar acompanha a manifestação e busca negociar uma solução pacífica para a liberação da via.


Manifestação da Veracel:


A Veracel Celulose acompanha a manifestação realizada nesta terça-feira (23), no distrito de Barrolândia, em Belmonte (BA). Desde o dia anterior, a empresa já havia se colocado à disposição para o diálogo, reafirmando seu compromisso com uma escuta respeitosa, aberta e construtiva. A Veracel acredita que o diálogo direto é sempre o melhor caminho para a construção de soluções, sem comprometer o direito de ir e vir das pessoas.


A contratação de empresas prestadoras de serviço varia ao longo do ano, conforme a natureza e a demanda dos trabalhos a serem executados — uma dinâmica comum no nosso setor. Todas as contratações seguem critérios técnicos e regras claras, garantindo igualdade de oportunidades para todas as empresas.


Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento regional, a Veracel orienta que seus fornecedores priorizem a contratação de mão de obra local, independentemente da empresa vencedora dos contratos. Atualmente, muitos moradores de Barrolândia atuam tanto em empresas contratadas quanto diretamente na própria Veracel.


Fonte: BelmonteNews 

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADES

BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO

PUBLICIDADES

BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO