ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Anatel ativa faixa de 3,5 GHz para 5G em Itapebi

quarta-feira, 13 de março de 2024

/ Por: BAHIA NA NET 04

A Anatel anunciou nesta quarta-feira, 13, que as operadoras poderão solicitar o licenciamento e ativação da faixa 3,5 GHz para 5G em mais 395 cidades, a partir da próxima segunda-feira, 18.

Com a decisão aprovada, o número de municípios aumentou para 3.678 onde a rede móvel de quinta geração na faixa de 3,5 GHz pode ser ativada pelas operadoras, liberado pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). Segundo a agência, o total de brasileiros que poderiam utilizar este serviço – caso ele seja ativado pelas operadoras e as pessoas tenham smartphones compatíveis – é de 181,3 milhões, o que corresponde a 85% da população do Brasil.

O planejamento atual, por sua vez, de liberação para todas as cidades do Brasil estava previsto para finalizar em junho deste ano, com 3.678 municípios liberados, o que acabou sendo antecipado. Assim, foi finalizada a fase 4 com mais de três meses de antecedência e agora existe a expectativa de iniciar a fase 5 do planejamento, que fará a liberação de mais 624 municípios.

Serão nove estados que terão todos os municípios liberados ao final das atividades dessa nova etapa, sendo que as regiões estarão divididas em três meses. Em abril, está prevista a liberação de 220 municípios em Espírito Santo, Maranhão e Sergipe. No próximo mês, serão os estados da Paraíba, Rondônia e Tocantins com um total de 233 cidades. Por fim, em junho deste ano, 171 municípios do Acre, Amazonas e Goiás serão liberados.

Minas Gerais será o estado com mais municípios com espectro disponível para uso das operadoras, 168 das 204 cidades a serem liberadas. A região do Nordeste também tem destaque na lista, com 139 cidades no total. Em ordem numérica, estão os estados de Minas Gerais (168), Bahia (75), Goiás (59), Pernambuco (43), Pará (29) e Piauí (21).

Atualmente, são oito estados e DF com todas as cidades liberadas: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Fonte: Bahiasulnews 

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.