ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Fenômeno que atingiu Arraial d’Ajuda foi um tornado, confirma especialista em clima

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

/ Por: ...

O fenômeno meteorológico que atingiu o distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na madrugada desta segunda-feira (26), foi um tornado de intensidade fraca. A informação foi dada ao Radar News por Fabrício Berton Zanchi, graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestre em micrometeorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e doutor em Mudanças Climáticas pela Vrije Universiteit Amsterdam.

De acordo com o especialista em clima, houve uma entrada de frente fria (massa de ar mais densa) em uma zona de massa de ar quente, gerando ventos intensos. Segundo Fabrício, o que ocorreu foi um evento muito localizado. “Pelas características e pelos danos causados, que foram leves, possivelmente foi um tornado de nível F0, o mais leve na escala de intensidade, que vai até F5”, explicou Fabrício.

Segundo ele, o F0 tem ventos de 65/km a 115 km/h. “O F0 é um tornado simples, muito fraco, se comparado com os tornados F1 a F5. Normalmente, a trilha (local por onde passa o tornado) de danos causados é de 0 a 200 metros”, acrescentou.

FALTA DE DADOS DE SUPERFÍCIE – Fabrício destacou que a previsão não apontou uma grande movimentação de massa de ar que pudesse ser captada por satélites. No entanto, para confirmar com certeza o tipo e a intensidade do fenômeno registrado em Arraial d’Ajuda, seriam necessários dados de superfície, medidos por estações meteorológicas, que são escassas na região de Porto Seguro, salientou o especialista.

A estação mais próxima de Arraial d’Ajuda fica localizada no Aeroporto de Porto Seguro, que registrou as variações do vento a partir das 23h de domingo (25).

SUSTO EM MORADORES – As fortes rajadas de vento que atingiram alguns bairros de Arraial na madrugada duraram poucos minutos, mas destelharam casas e assustaram os moradores.

Vídeos mostram o momento em que o funil de vento avança pelo distrito e os estragos causados depois da passagem do fenômeno, com casas destelhadas. Entre os locais mais atingidos estão a Ladeira do Guanabara e o bairro Santiago.


Fonte: radar.News

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.