ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Inmet prevê fortes chuvas na Bahia nos dias que antecedem e sucedem o natal e alerta é ligado

sábado, 16 de dezembro de 2023

/ Por: BAHIA NA NET 04

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é prevista a ocorrência de chuvas fortes na Bahia durante a próxima semana. Segundo a previsão, na terça-feira (19), uma frente fria se aproxima, trazendo consigo a possibilidade de temporais no Sul do estado.

Ainda de acordo com as previsões, os acumulados de chuva podem atingir até 100mm em um período de 24 horas. 

Essa quantidade de chuva é considerada bastante expressiva e pode resultar em alagamentos e transtornos para a região afetada. Em determinados momentos, a chuva pode vir acompanhada de raios, trovões e rajadas de vento, exigindo cautela e atenção por parte da população.

É recomendado que as pessoas se mantenham informadas sobre as condições meteorológicas e sigam as orientações das autoridades competentes para garantir sua segurança durante esse período.

Na região de Itabuna, por exemplo, a estimativa definida pelos especialistas em meteorologia para a cidade e outros municípios vizinhos, é de 150mm a 200mm de chuva neste período que compreende a última dezena de dezembro, o que gera preocupações na comunidade, especialmente pelos recentes transtornos em decorrência das fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2021. 

Naquela ocasião, a previsão nos dias mais afetados era entre 50mm a 60mm por dia. A Defesa Civil reitera, entretanto, que é necessário cautela com as previsões, e que tal volume acumulado não implica, necessariamente, em alagamentos, transbordamentos e deslizamentos. Nos próximos dias, as projeções climáticas para nossa região devem ser mais precisas. 


Fonte: Verdinho-Itabuna

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.