O forte temporal registrado na tarde de terça-feira (19) causou transtornos e destruição em diversos municípios da Costa do Descobrimento. Segundo dados da Defesa Civil de Eunápolis, entre as 15h e a meia-noite, choveu 60 milímetros no município. Houve registro de alagamento em alguns pontos da cidade, queda de árvores, destelhamento e desmoronamento de parte de uma residência.
O maior volume de chuva foi registrado em Guaratinga, com acumulado de 83,8 milímetros em 24 horas. Também foram registradas intensas chuvas em Santa Cruz Cabrália, que chegaram a 64 mm no período de um dia.
Em Porto Seguro, onde o acumulado foi de 54 mm, as fortes rajadas de vento arrancaram parte da cobertura de um complexo de lazer na orla Norte.
PREJUÍZOS EM EUNÁPOLIS – O coordenador da Defesa Civil de Eunápolis, Marcone Andrade, informou ao Radar News que, até o momento, há apenas um caso de moradores que precisaram deixar o imóvel devido à chuva. O fato aconteceu na Rua das Tangerinas, no bairro Dinah Borges, onde a parte da frente da casa desabou.
Ainda no Dinah Borges, a chuva causou alagamento na Rua Caribe, atingindo algumas residências. No bairro Alecrim 2, moradores relataram que a água da chuva invadiu casas e danificou móveis.
Outro ponto de alagamento na região central ocorreu próximo ao trevo da BR-367 com a BR-101.
Na zona rural, parte do forro de gesso de um posto de posto de saúde localizado no distrito da Colônia desabou.
De acordo com coordenador da Defesa Civil, a situação onde houve acúmulo de água se normalizou rapidamente assim que a chuva amenizou, pois o solo está seco devido ao longo período de estiagem ocorrido na região recentemente.
QUEDAS DE ÁRVORES – Também foram registradas quedas de árvores. Uma delas ocorreu em frente à Escola Municipal Professor Roberto Santos, no Centro da Eunápolis.
Na BR-101, uma árvore caiu no km 734, entre Eunápolis e Itabela, informou a Polícia Rodoviária Federal. Não houve feridos, apenas transtornos ao trânsito, que ficou no sistema pare e siga até a remoção da árvore.
Marcone Andrade salientou que uma força-tarefa da Defesa Civil está percorrendo a cidade para verificar eventuais pontos críticos e se há outros casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
INMET MANTÉM ALERTA LARANJA – Segundo o coordenador, Eunápolis deve registrar chuvas intensas, com acumulado entre 60 mm e 100 mm, até as 19h quinta-feira (19).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta laranja de perigo para chuvas intensas até sexta-feira (22) em toda a Costa do Descobrimento, que podem atingir entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Fonte: Radar.News