ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Chuva causa destruição em Eunápolis outros municípios da região

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

/ Por: BAHIA NA NET 04

O forte temporal registrado na tarde de terça-feira (19) causou transtornos e destruição em diversos municípios da Costa do Descobrimento. Segundo dados da Defesa Civil de Eunápolis, entre as 15h e a meia-noite, choveu 60 milímetros no município. Houve registro de alagamento em alguns pontos da cidade, queda de árvores, destelhamento e desmoronamento de parte de uma residência.

O maior volume de chuva foi registrado em Guaratinga, com acumulado de 83,8 milímetros em 24 horas. Também foram registradas intensas chuvas em Santa Cruz Cabrália, que chegaram a 64 mm no período de um dia.


Em Porto Seguro, onde o acumulado foi de 54 mm, as fortes rajadas de vento arrancaram parte da cobertura de um complexo de lazer na orla Norte.


PREJUÍZOS EM EUNÁPOLIS – O coordenador da Defesa Civil de Eunápolis, Marcone Andrade, informou ao Radar News que, até o momento, há apenas um caso de moradores que precisaram deixar o imóvel devido à chuva. O fato aconteceu na Rua das Tangerinas, no bairro Dinah Borges, onde a parte da frente da casa desabou.


Ainda no Dinah Borges, a chuva causou alagamento na Rua Caribe, atingindo algumas residências. No bairro Alecrim 2, moradores relataram que a água da chuva invadiu casas e danificou móveis.


Outro ponto de alagamento na região central ocorreu próximo ao trevo da BR-367 com a BR-101.


Os fortes ventos levaram parte do telhado de uma casa no bairro Jardim América 3.

Na zona rural, parte do forro de gesso de um posto de posto de saúde localizado no distrito da Colônia desabou.

De acordo com coordenador da Defesa Civil, a situação onde houve acúmulo de água se normalizou rapidamente assim que a chuva amenizou, pois o solo está seco devido ao longo período de estiagem ocorrido na região recentemente.


QUEDAS DE ÁRVORES – Também foram registradas quedas de árvores. Uma delas ocorreu em frente à Escola Municipal Professor Roberto Santos, no Centro da Eunápolis.


Na BR-101, uma árvore caiu no km 734, entre Eunápolis e Itabela, informou a Polícia Rodoviária Federal. Não houve feridos, apenas transtornos ao trânsito, que ficou no sistema pare e siga até a remoção da árvore.


Marcone Andrade salientou que uma força-tarefa da Defesa Civil está percorrendo a cidade para verificar eventuais pontos críticos e se há outros casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas.


INMET MANTÉM ALERTA LARANJA – Segundo o coordenador, Eunápolis deve registrar chuvas intensas, com acumulado entre 60 mm e 100 mm, até as 19h quinta-feira (19).


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o alerta laranja de perigo para chuvas intensas até sexta-feira (22) em toda a Costa do Descobrimento, que podem atingir entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



Fonte: Radar.News

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.