ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Shows de Edson Gomes e da Banda Olodum marcam programação do Novembro Negro em Ilhéus

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

/ Por: ...

Na noite da última terça-feira (14), Ilhéus foi palco das comemorações em alusão ao Novembro Negro, mês de celebração da cultura afro-brasileira e de reafirmação do compromisso com a promoção da igualdade e da justiça social para todos. Embalado ao som do Olodum, maior banda percussiva do planeta, o público reviveu grandes sucessos do samba-reggae nacional.

Durante apresentação do cantor Edson Gomes, um dos maiores expoentes do reggae nacional, ilheenses e turistas entoaram versos conhecidos pelo manifesto contra a violência e que evidenciam o orgulho negro. A plateia também dançou ao som da Batuka Jeje e do Bloco Afro Dilazenze. Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a festa, que transcorreu em paz, sem registro de brigas dentro do circuito.

“Um mês de reafirmação da nossa força, das nossas raízes e ancestralidade. Trazer os tambores do Olodum para rufar e pulsar em Ilhéus é sempre maravilhoso. Uma emoção total”, disse Lucas di Fiori, vocalista da Banda Olodum.

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão marcaram presença e destacaram o compromisso do governo municipal com o fomento à cultura. “Promovemos ações que fortalecem as discussões sobre o combate ao racismo e à desigualdade social, além de celebrar a nossa belíssima e rica cultura afro-brasileira”, disse o prefeito.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ilhéus conta com 78% da população descendente de povos africanos. O Novembro Negro torna-se ainda uma grande oportunidade de atrair visitantes que buscam por um calendário cultural rico. Construída com o apoio de movimentos sociais, a programação reforça a importância de uma agenda social na cidade.

“Nesta terceira edição em Ilhéus, que fora de Salvador está se constituindo como o maior Novembro Negro do estado, teremos uma programação variada e organizada por várias instituições. É importante destacar que ao abrir o debate no interior do governo sobre temas como cultura, saúde, educação, habitação e emprego, mostrei ao prefeito Mário Alexandre a importância dessa agenda. Ela a compreendeu e decidimos, sem tutelar os movimentos sociais, induzir e partilhar iniciativas para reflexão da sociedade sobre o combate ao racismo e os desafios para promoção da igualdade”, ressaltou Bebeto.

Além de entretenimento e atividades culturais, a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), fortalece a atividade econômica, visto que oportuniza aos pequenos comerciantes e profissionais autônomos locais onde possam comercializar seus produtos e garantir uma renda extra.

“Uma data muito importante para os brasileiros, principalmente para a população da Bahia. A Prefeitura tem promovido diversos eventos como esse, que movimentam bastante a cidade e ajudam o pessoal que trabalha no comércio”, avaliou Wallas da Hora, vendedor de acarajé.

A programação continua

Na próxima segunda-feira (20) acontece a II Marcha da Consciência Negra. Sob o tema “Escravidão, nunca mais. Racismo, nunca mais!”, a ação começa às 14 horas, no Colégio Horizontina Conceição.

Confira a programação.

24 e 25/11

– Feira Preta, a partir das 19h, no estacionamento da Avenida Dois de Julho;

25/11

– Feijão com Samba (Samba de Caboclos), a partir das 9h, na Almáfrica, no bairro São Miguel;

– Desfile Beleza Negra, a partir das 19h, na Avenida Governador Paulo Souto, bairro Teotônio Vilela;

26/11

– I Sarau Negro, a partir das 9h, na Escola Horizontina Conceição;

02/12

– Dia do Samba


Fonte: Vermelhinho

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.