ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Prefeitura de Eunápolis promove capacitação sobre doenças de difícil diagnóstico para profissionais da saúde

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

/ Por: ...

 

Nesta quarta-feira (09), a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação focada em doenças de difícil diagnóstico. O evento teve lugar na Câmara Municipal e foi conduzido pelo renomado médico geneticista Diego Miguel, que também é professor na Faculdade Bahiana de Medicina.

Durante a capacitação, foram abordadas questões relacionadas à mucopolissacaridose, uma condição médica complexa, e à síndrome de Hurler, ambas consideradas doenças raras e que frequentemente apresentam desafios diagnósticos para os profissionais de saúde.

O público presente no evento era composto por cerca de 120 pessoas, entre profissionais da atenção básica, médicos, equipes de enfermagem e outros profissionais da rede de saúde do município, como integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do programa Melhor em Casa, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS IA).

O principal objetivo desse encontro foi proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para identificar pacientes com esses tipos de doenças raras nas unidades básicas de saúde do município. "A capacitação visou aprimorar as habilidades dos profissionais de saúde na detecção precoce e no encaminhamento adequado desses pacientes, contribuindo assim para um diagnóstico mais eficiente e um tratamento mais adequado", frisou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.

"O evento demonstra o comprometimento da Prefeitura de Eunápolis e da Secretaria Municipal de Saúde em promover a formação contínua de seus profissionais, buscando a excelência no atendimento à saúde da população e o enfrentamento das particularidades apresentadas por doenças de difícil identificação. A capacitação reforça a importância do conhecimento especializado para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e fortalecer o sistema de saúde local", destacou a prefeita Cordélia Torres.





Por: Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)


Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.