ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Eunápolis recebe capacitação sobre hanseníase Ministério da Saúde

terça-feira, 18 de outubro de 2022

/ Por: BAHIA NA NET 04

Os profissionais que atuam na Atenção Primária e Secundária à Saúde recebem nesta semana uma capacitação em hanseníase promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Município de Eunápolis. O treinamento foi iniciado nesta segunda-feira (17), no auditório da Câmara de Vereadores, com palestras que abordaram o diagnóstico, o tratamento e o uso do teste rápido (em processo de implantação pelo MS) em contatos domiciliares de pessoas acometidas pela hanseníase.


A capacitação é voltada para médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais de saúde Eunápolis e de munícipios vizinhos. “Estamos iniciando essa capacitação, que reunirá teoria e prática, para buscar elevar a detecção de casos novos. Somos uma região, considerada hiperendêmica, então, para incentivar o diagnóstico, o Ministério da Saúde ofertou essa capacitação para que possamos avançar de forma efetiva e de qualidade”, frisou a gestora de Vigilância em Saúde, Katiane Laurentino.


Representante do Ministério da Saúde, o médico sanitarista e hansenólogo, Humberto Barreto, destacou a importância da capacitação para a saúde de Eunápolis. “Estou aqui com uma missão do Ministério da Saúde e da SESAB, pois Eunápolis é um dos 78 municípios prioritários da hanseníase, e vim com essa missão de fazer treinamento com equipes da saúde. A intenção é fazer busca ativa de casos, pois tivemos na pandemia uma queda no número de casos por falta de diagnóstico, e aproveitaremos para fazer também testes rápidos, visando aumentar a detecção”, frisou.


Para a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, a iniciativa é de grande relevância para aprimorar o serviço prestado à população. “O treinamento é de grande importância não só para Eunápolis, mas para toda a região, então a saúde está no caminho certo, estamos interessados em buscar diagnóstico, e é importante reforçar o compromisso com a saúde, pois a capacitação nos empodera, o conhecimento nos torna rico, e essa capacitação terá reflexo na ponta, que é o cidadão”, salientou.


Fonte: Ascom Prefeitura de Eunápolis


Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.