Como foi antecipado pelo Itapebiacontece e alertado para o problema no último dia (16/04), parte do cais nos fundos de residências e casas comerciais na Praça 14 de agosto (antiga Praça do Avaí na cidade histórica) “cidade baixa” em Itapebi desabou em direção ao leito do rio Jequitinhonha na última segunda-feira por volta das 19h30m. De acordo com os vizinhos foi um barulho assustador na hora do desabamento de parte do cais.  "Foi um "estrondo muito forte fiquei muito assutada com o barulho" disse dona Zenália, marodora na aréa proximo ao desabamento.

O cais construído há pouco mais de 18 anos e com a força das águas em enchentes, aumento da vasão liberada quando da geração de energia quase sempre diariamente pela barragem da hidrelétrica Itapebi, acima do local pouco mais de 4 quilômetros, possivelmente vem causando um desgaste na base do cais que após a última enchente causadas pelas chuvas do final de ano  apresentou rachaduras.


Os moradores supõem que a força das águas na noite de segunda-feira quando da liberação da vasão pelas turbinas  e a correnteza da água  teria causado o desmoronamento, pois o canal e a força d´agua passa agora junto ao cais.

As imagens feitas pela reportagem do ItapebiAcontece ilustra o tamanho do problema que inicia para as pessoas desta comunidade.

A reportagem do ItapebiAcontece perguntou ao proprietário do comercio e residência sobre a erosão e queda do cais. “Arnaldo, estou muito preocupado com essa erosão no fundo da minha casa e do meu comércio. Por que está cavando muito o meu quintal, não estou dormindo com medo das rachaduras da minha casa e do meu comércio, está cavando muito cada dia”. Afirmou Roberto Batista.


Fonte: ItapebiAcontece

BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
BAHIA NA NET - NOTÍCIAS