Suporte à população diante das fragilidades no campo da violência e da criminalidade, o Governo Municipal de Itagimirim avança nas ações e nos investimentos em tecnologia com modernos equipamentos que visam garantir uma segurança pública eficiente no município que, atualmente, se destaca entre uma das cidades mais seguras do Estado da Bahia, com registro zero de criminalidade violenta, após a gestão firmar a parceria com instituições de segurança pública e investir pesado na ampliação do sistema de monitoramento por câmeras espalhadas por toda a cidade.

Itagimirim é um dos municípios do Estado que alcançou uma redução significativa dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS), segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), pasta ligada ao Governo do Estado. Os dados apontam que em 2016, foram registrados 7 casos e 3 casos em 2020. Desde 2021, a cidade não apresenta nenhuma ocorrência do tipo. Estes índices positivos devem-se, principalmente, em razão da medida adotada pela atual gestão municipal, em parceria com as instituições de segurança pública, a exemplo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), na implantação de câmeras de monitoramento espalhadas nos principais pontos estratégicos da cidade.

Sempre preocupado e sensível em proporcionar bem-estar e qualidade de vida para o povo itagimiriense, o prefeito Luizinho destacou que as câmeras de monitoramento são modernas e eficientes, resultado de um esforço conjunto do Governo de Itagimirim e das forças de segurança que visa impactar no enfrentamento à questão da segurança pública e contribuir na sensação de segurança dos munícipes ao transitar nas vias públicas da cidade.

entre uma das cidades mais seguras do Brasil e tenho certeza que, com o apoio da Polícia Militar e com essa ampliação das câmeras, tanto na cidade quanto no distrito de União Baiana, nós vamos poder garantir uma segurança cada dia melhor para a nossa população”, reforçou o gestor.

Transformação – as câmeras de monitoramento proporcionam mudanças significativas no quesito segurança para os munícipes que residem não apenas no Centro do município, mas também em outras regiões, a exemplo do distrito de União Baiana. Diante desta ação, a moradora Araci Rodrigues de Souza afirma que as câmeras irão coibir a ação e prática de crimes e delitos e proporcionar mais segurança na localidade.

“Eu sempre falava. Isso poderia ter sido antes, né?! Muito antes, porque aqui já aconteceu muitas coisas ruins e não descobre quem e fica por isso. E agora, colocando isso aí, eu quero ver quem vai ficar impune. A gente é dessa idade, pode chegar como conhecido e gente chegar e ser um bandido”, contou a moradora.

De acordo com o Major da PM, Vagner Ribeiro, o objetivo deste investimento é de se tornar um aparato e um mecanismo eficiente para proporcionar a população maior segurança, que, segundo ele, era uma das áreas mais sensíveis no município.

“Itagimirim é hoje, por hora, uma das cidades mais seguras do Estado da Bahia. Não basta apenas instalar, as câmeras tem que ser operadas e elas são operadas. Inclusive, foi um fator de elogio realizado pelo Governador do Estado quando visitou Itagimirim e parabenizou tanto a Prefeitura quanto a Polícia Militar por essa parceria e creio que com essa ampliação vai melhorar ainda mais”, destacou.

Tecnologia – Cada vez mais adotada em centros urbanos de todos os cantos do mundo, o monitoramento das câmeras proporciona diversas vantagens que visam garantir à segurança pública.

A modernização pela instalação de câmeras de monitoramento visa coibir ações de criminosos para promover maior nível de segurança para a população.

Atualmente, são cerca de 200 novos equipamentos instalados, de quase 350 no total. E o investimento foi para além do Centro do município e chegou também em União Baiana. Pela primeira vez, o distrito foi contemplado com a instalação de câmeras de monitoramento de segurança fixadas em diversos pontos estratégicos do local.

Todas as imagens são acompanhadas 24 horas por dia pela Central instalada na sede do batalhão da Polícia Militar, na cidade de Itagimirim, que é um dos únicos municípios da região a manter o sistema em funcionamento com manutenção periódica, o que contribui para a diminuição dos CVLIS.

Com certeza, Itagimirim vive uma nova história. A gestão conduzida por Luizinho e Lindolfo vem mudando a cara da cidade, seja na infraestrutura, na geração de empregos, na saúde e também na segurança. Desde que assumiu o mandato em janeiro de 2021, o prefeito vem trabalhando incansavelmente pelo município. Luizinho é um prefeito presente e atuante que está nos quatros cantos da cidade e no dia a dia ao lado da população.

Além de todo esforço na aplicação de investimentos com recursos próprios do município, o gestor também é bom de captar recursos por intermedio do deputado federal, João Carlos Bacelar, e vem conquistando importantes investimentos para a cidade, e assim, continuar melhorando a vida dos itagimirienses.


Fonte: Pauta Bahia

BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
BAHIA NA NET - NOTÍCIAS