ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

VEREADORA THYARA DENUNCIA DESCASO NA SAÚDE DE SANTA MARIA ETERNA

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

/ Por: ...

Na noite desse domingo (16) a vereadora Thyara Melgaço divulgou nas redes sociais, um vídeo em que denuncia o descaso com a saúde pública no distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte.

Segundo a vereadora pacientes estão em observação na unidade de saúde sobre a responsabilidade de técnicos de enfermagem , sendo que não tem enfermeiros nos finais de semana.


Mais um absurdo dessa gestão, isso mesmo a UBS (Unidades Básicas de Saúde) esta atendendo aos usuários sem a presença de um enfermeiro responsável. Serviços como aplicação de vacinas, injeções e curativos estão sendo prestados por técnicas e auxiliares de enfermagem da Unidade. Segundo o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) da Bahia, técnicos e auxiliares em enfermagem só podem atuar sob orientação e supervisão de um enfermeiro.

Será que a senhora Secretária não está sabendo disso? Cadê a competência e o respeito com a população? Na unidade nem máscara de proteção é disponibilizada aos pacientes! VERGONHA E DESCASO!

Irregular

De acordo com o Coren, a lei que regulamenta o exercício da profissão determina que o trabalho prestado por técnicos e auxiliares de enfermagem tem de ser supervisionado por um enfermeiro responsável, que deve estar presente na unidade de saúde.

O órgão ressalta também que cabe ao enfermeiro “dirigir o órgão de enfermagem da instituição de saúde, assim como organizar e gerenciar os serviços/atividades dos técnicos e auxiliares”.

 Caso algum estabelecimento descumpra a norma, o local pode passar por sindicância do Coren. No caso de a fiscalização confirmar a irregularidade, o órgão pode propor Termos de Ajuste de Conduta ou até encaminhar o problema para o Ministério Público. 

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Saúde não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre o caso.


Fonte: Portal do guaiamum

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.