ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Em entrevista o prefeito de Itagimirim, Luizinho do (Podemos), faz um resumo do seu primeiro ano de gestão

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

/ Por: ...

Por: Gil Rocha


LUIZINHO - A saúde do nosso município e do Brasil, não foi nada fácil neste ano de 2021. Estamos em uma pandemia  onde nós  tivemos que lutar muito para poder manter  nossa cidade e nosso povo seguro. Ninguém conseguiu fazer 100% por causa desse vírus, que está em todo lugar, mas a gente conseguiu chegar por vários meses zerado os casos ativos da COVID-19  e prestar  toda assistência às  pessoas afetadas com o vírus. Graças a Deus a vacina chegou,, e depois da vacinação conseguimos controlar bem mais  os caso em nosso município. E tenho certeza que no Brasil  estamos vendo o reflexo do poder que a vacina tem. Além disso, tivemos  muitas melhorias na saúde neste ano de 2021.  Nós saímos de zero especialidade pra 12, hoje conseguimos atender praticamente  100% das pessoas que precisam de especialidades complexas como urologia, cardiologia, pediatria e várias outras que o município está ofertando à população, aqui mesmo na cidade; Itagimirim teve um avanço considerável  na área da saúde. E ainda podemos contar com a Policlínica Regional,  que aproveito para tecer os nossos agradecimentos ao governo do estado, que facilitou bastante o acesso da saúde às populações da nossa região, através de vários exames complexos que os municípios tinham dificuldades para conseguir e agora essa dificuldade diminuiu bastante. Eu posso dizer que Itagimirim realizou  quase 4 mil consultas que a gente, praticamente conseguiu zerar a fila de espera que tinha diversas pessoas esperando para realização de exames há até 2 anos. Atualmente  temos quase 1.500 procedimentos realizados de exames especializados na policlínica, realizamos quase 500 exames neste período que a policlínica está em funcionamento no município de Eunápolis, então, assim, tivemos um avanço muito grande. Vou dar um exemplo: Nós conseguimos atender uma média  de quase 500 homens com a especialidade de urologia, enquanto antes eram feitos o mínimo em Itagimirim. Para se realizar o número  que já realizamos em apenas um ano, seria necessário uns três mandatos de prefeito.

HOSPITAL MUNICIPAL - Agente está  tentando ao máximo evitar esse tipo de transtorno com a população e com os funcionários,  já conversamos por várias vezes  com os funcionários que trabalham na área da saúde para tratarem com o máximo de carinho à população. Nós sabemos que as vezes há um desgaste de trabalhar na saúde, mas a população não tem culpa,  então é algo que a gente vai buscar ofertar um atendimento de qualidade e até mesmo dar uma qualificação melhor  a esses profissionais, apesar de as vezes a gente entender, muitas das vezes  tem reclamações que não condiz com a situação, mais a gente sabe também que existe uma falha por parte do funcionário, mas temos buscado  melhorar essa questão.

POSTOS DE SAÚDE - União Baiana tem um posto de saúde, onde funcionava com apenas uma técnica de enfermagem, e foi assim toda vida, hoje nós  temos na comunidade técnica de enfermagem, enfermeiros que ficam no distrito a semana inteira prestando suporte à população. Antes já tinha médico, hoje também tem médico  toda semana,  nós enviamos uma equipe para União Baiana de dentista médico, enfermeiros, para dar um suporte maior lá. Mantemos uma ambulância exclusiva, agora mandamos  uma outra ambulância mais nova que nós  tinhamos na sede. A estrada está ruim e a ambulância que estava la estava quebrando muito e a nossa expectativa é que ano que vem é construir um posto de saúde novo em União Baiana.

DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS - A gente conseguiu antecipar, quando percebemos as informações de que as coisas iriam ficar difícíceis, a gente conseguiu tirar as famílias  dos locais que poderiam se prejudicar com as fortes chuvas, tiramos essas famílias, e dessa forma a água inundou as casas mas quando isso ocorreu as casas não tinha mais ninguém dentro, então nós não tivemos nenhuma perca e nenhuma pessoa machucada; todas as pessoas  estão em casas seguras com todo suporte da Prefeitura,  com alimentação e aluguèis pagos pela Prefeitura. Estamos esperando o tempo melhorar para que a gente possa  tomar um direcionamento que tem que ser tomado em relação de como vai ficar a situação destas famílias. A vontade nossa é que elas não voltem para as casas delas, porque toda vez que chove, vai estar acontecendo a mesma coisa e não é a primeira vez que acontece, como é uma quantidade de pessoas  que não são assim muito grande eu acho que a gente consegue remanejar essas pessoas para casas próprias e o município vai conseguir  tentar fazer casas para doar para essas pessoas para que elas saiam dessam áreas de risco.

EDUCAÇÃO - A educação passou por uma dificuldade muito grande esse ano, mas nós, dentro das condições do município, conseguimos atender todos os alunos que estudam na rede municipal, tanto com as atividades, com as aulas remotas, aqueles que não tinham acesso a internet, nós  mandamos irem nas casas, e assim, dentro do que podemos fazer  tudo foi feito nesse ano de 2021 para que a educação não fosse tão penalizada.  Nós  tentamos fazer o maior investimento da educação em merenda e kit merenda foi feito no ano de 2021; se for ver  o valor disponibilizado pelo governo federal para investir  por alunos é um absurdo e não dá para quase nada; não dá  para  comprar um pacote de feijão,  então, o município teve que fazer um investimento muito alto mensalmente para poder distribuir esse kits merenda   para a população de Itagimirim, não teve um aluno sequer,  que ficou sem receber o kit,  nós fizemos todas essas entregas e até hoje existem lá  na escola,  porque os pais não foram buscar, ainda.  

NATAL DAS LUZES E FPM - Com essa inflação, que o país está passando, naturalmente, todos os municípios sofreram com a queda da receita, independente de você estar com a queda de receita. A gente tem toda uma frota, a saúde não para, assistência social não para, quantas viagens são feitas pela prefeitura por dia!  Só aí sofre um impacto tão grande, se pula quatro e pouco par o valor do combustível, então, quando você aumenta isso ai, aumenta o valor do alimento, da conta de energia, de água,  então se você tem uma receita que ela cair, um município como Itagimirim fica muito fragilizado, isso foi muito ruim, a gente conseguiu fazer muita coisa nesse ano de 2021, mas tenha certeza; se não fosse esses aumentos destes preços abusivos. Estamos conseguindo fazer muito mais, foi um ano de muitas conquistas para Itagimirim, sim, nós  conseguimos ônibus, ambulância, trator, muitas emendas,  muitos apoios de nossos deputados, finalizando o ano, conseguimos  hoje uma publicação de nosso deputado estadual  Victor Azevedo, que  enviou para Itagimirim dois milhões e duzentos e ciquenta mil reais que serão  para assistência social, 500 mil para o esporte e 1 milhão que será destinado para a agricultura. Nós  temos uma parceria muito grande com o governo do estado,  que nos dá condições de fazer  melhorias para a cidade e sair da zona de conforto e mostrar para eles que nós temos condições de fazer um trabalho bacana, o exemplo disso, são: as empresa que estão vindo para cidade, nós temos 2 empresas que estão se instalando na cidade, uma seria inaugurada agora em dezembro mais por conta das chuvas e imprevisto que acontece a gente não conseguiu esta inauguração, mas, está previsto para em breve,  e a segunda empresa está prevista para o meio do ano  que é  uma conquista muito grande.

NATAL - Muita gente nem acreditava que conseguiríamos colocar quase 3 mil pessoas na praça com um espetáculo lindo com mais de 400 pessoas envolvidas e mais de 120 artistas, a Prefeitura gastou  50 mil reais, com o estado, eu gastei mais 120 mil, nós  tivemos mais de 100 personagens envolvidos.   Nós  tivemos telão de 16  metros, palco gigantesco com show pirotécnico, iluminação com mais de 1 mil cadeiras espalhadas na praça, todas com pessoas sentadas.

A questão do comércio  local vendeu muito,  foi muito fortalecido e nós  conseguimos fazer um grande espetáculo  com muito pouco e conseguimos enfeitar a cidade  entertira.

SISTEMA DE MONITORAMENTO - As câmeras continuam instaladas em Itagimirim  e no ano de 2022 vamos istalar mais  câmaras, iremos aumenta também o suporte de gabine de monitoramentos,  vamos levar o monitoramento para o distrito também  e nós  temos feito esse trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS LUIZINHO - Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão torcendo para a cidade para que,  dê certo, para que a gente possa estar fazendo um bom trabalho  com um retorno positivo para todos nós.

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.