Sucesso! Essa é a palavra que define Itapebi ao sediar a IV Conferência Municipal de Educação 2021, com o tema “Em defesa da democracia, da Diversidade e da Educação Pública com Participação Popular”. O evento que ocorreu na Escola Municipal Gênesis Neves Santos nesta terça-feira, 14 de dezembro, recebeu professores, gestores escolares, coordenadores, sindicalistas da educação, estudantes, secretários e a sociedade civil para definir os rumos da educação municipal e contribuir para a educação do Estado e do País.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Na oportunidade além da secretária de Educação (anfitriã) Marcia Lopes, estiveram presentes, juntamente com o prefeito Juarez Silva Oliveira “Peba”, o Vice Prefeito Ademar Jacó Professor “Mazinho”, o presidente da Câmara Municipal Paulo Henrique Nascimento Almeida “Paulo mão de Quiabo” Membros do Conselho Municipal de Educação (CME),Vereadores, secretários municipais, dentre outras autoridades.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Após a formação da mesa e a exibição em música "mecânica" do Hino Nacional Brasileiro, (observou-se a falta das Bandeiras do Brasil, Estado da Bahia e do Município).

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Um momento que chamou muito a atenção de todos, foi quando  aconteceu uma bela apresentação com a interpretação das canções de Geraldo Vandré “Que fim levaram todas as flores” e a de Wagner Tiso, “famosa na interpretação de Milton Nascimento,” Coração de Estudante” feitas no ‘Saxofone tenor’ pelo músico Itapebiense, Eudson Almeida do Nascimento.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Em seguida com o protocolo legal, realizanda a leitura do Regimento Interno pelo professor Cleide Neves.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Após o intervalo, os eixos, que foram previamente formados no ato de inscrição dos participantes, reuniram-se em seus respectivos espaços para realizar as discussões.

Marcadas a opção dos colóquios e plenárias de eixo programadas:

Eixo I: Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: O golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda Brasileira.

 Eixo II: PNE, Planos decenais, SNE, Políticas setoriais e direito à educação.

Eixo III: Educação, direitos humanos e diversidade; Justiça Social e Inclusão.

Eixo IV: Valorização dos/as profissionais da educação: Justiça Social e Inclusão.

Eixo – V Gestão Democrática e financiamento da educação: Participação, Transparência e Controle Social.

Eixo-VI Construção de um Projeto de Nação soberana e de Estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais da educação e do PNE.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Sendo um momento especial para a história das políticas públicas do setor, essa IV Conferência Municipal de Educação constituiu-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas para a educação municipal, estadual e nacional.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Após as plenárias temáticas para discussão e votação das emendas dos eixos, os delegados que se voluntariam seguiram para a plenária geral para votação das propostas e escolha do delegado que representará o município na Conferência Estadual da Educação.


Fonte: ItapebiAcontece

Bahia na net
Bahia na net