Por: bahiananet.com.br / Colaboração: Gil Rocha

A reportagem do bahiananet conversou com o secretário de saúde do município de Itapebi Dr. Isan Botelho, na manhã desta quinta-feira (16). A entrevista aconteceu por telefone, quando o secretário falou da importância da saúde e a atual situação da saúde do município. 

Acompanhe a entrevista na íntegra.

BAHIA NA NET - Em meio a pandemia da Covid-19 e agora com o surgimento do vírus A H3N2 que já circula no município, quando já foram confirmados três casos positivos pelo vírus A H3N2, o que está sendo feito pela saúde da população?


ISAN BOTELHO - Itapebi não foge à regra quando o assunto é saúde pública. As dificuldades encontradas em todo o país também têm sido enfrentadas em Itapebi, em meio a essa pandemia, mas a gestão vem trabalhando forte e tem colhido os frutos e boas sementes que já foram plantadas, através da organização administrativa e hoje temos uma saúde que continua avançando. Estamos tomando os devidos cuidados em alerta à população de Itapebi nos meios de comunicação; sites, rádios, carro de som, e por meio do whatsapp, tanto na sede, distritos e também na zona rural, pedindo que todos tomem os devidos cuidados com o vírus Influenza A H3N2.


BAHIA NA NET – O que é o vírus influenza AH3N2? secretario 


ISAN BOTELHO - O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Conhecido oficialmente como influenza A (H3N2), esse vírus é sazonal. Ele circula entre humanos desde uma epidemia em Hong Kong em 1968. Mas foi apenas a partir de 2005 que ele começou a circular pelo mundo mais frequentemente. 


BAHIA NA NET - Qual o ponto principal da saúde hoje no município de Itapebi?


ISAN BOTELHO - Como o objetivo principal da saúde é preservar vidas, uma das ações continuadas é o médico 24 horas no pronto atendimento no hospital municipal, que atende pacientes em casos de emergência e até mesmo em casos de não urgência, porque os moradores constantemente procuram atendimento no HPP, até mesmo antes de passarem pelo seu posto de saúde, que nós chamamos de UBs ( Unidade Básica de Saúde). Quero também ressaltar a Policlínica Regional, para onde enviamos os pacientes que precisam fazer exames mais complexos, onde sempre fomos bem atendidos, sem contar que nossos transportes da saúde continuam a todo vapor.


BAHIA NA NET - Fique à vontade para fazer suas considerações finais ao nosso portal de notícias que sempre estará à inteira disposição do município e de todas as secretarias que queiram estar divulgando as suas ações.


ISAN BOTELHO - Quero aqui ressaltar que a COVID-19 não acabou e que todos sigam os protocolos de segurança, distanciamento social, uso de máscaras e higiene adequada das mãos, e evitem realizar festas que provoquem aglomerações, também aproveito para agradecer pelo o espaço cedido por esse importante portal de noticias.

Bahia na net
Bahia na net