Por: Bahiananet.com.br / Colaboração: Gil Rocha

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde do município de Itapebi (CMSI) realizaram nesta quinta-feira (25), na escolinha Calundu, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Neste ano o tema foi “Gestão participativa: a atuação do Itapebiense no planejamento das políticas publicas de saúde com ênfase nos desafios da COVID-19”.

Essa conferência propõe discussões a respeito das políticas de saúde em nosso município, e tem por objetivo subsidiar e compor o Plano Municipal de saúde para os próximos 4 anos.

O desafio atual é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde, gestor e prestador, para que a gestão participativa, vestida da bandeira da Democracia e Saúde, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito à Saúde.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o prefeito Juarez Oliveira, o secretário de Saúde, Isan Botelho, a secretária de Assistência Social, Jairene Botelho, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Elisabete Cavalcante Bezerra e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Henrique Almeida.

Após a abertura da 6ª Conferencia Municipal de Saúde, foi passada a palavra para a primeira dama Jairene Botelho, ex secretária de saúde, hoje secretária de assistência social do município de Itapebi, a mesma agradeceu a todos os profissionais da saúde e agradeceu o novo secretário por está hoje a frente da saúde de Itapebi, que ela tem certeza que o mesmo vai dar continuidade ao bom serviço prestado à saúde do município.

Em seguida, o novo secretário de saúde de Itapebi, Isan Botelho fez uso da palavra e destacou:

“Agradeço primeiramente a Deus por está aqui a frente desta pasta tão importante que é a saúde, com o objetivo de dar continuidade ao bom trabalho deixado pela a ex-secretária de saúde. Já estive visitando algumas unidades de saúde do município, faltam ainda algumas unidade a serem visitadas, mas, todos os funcionários me receberam muito bem.”

Isan Botelho completou:

“Aqui é um espaço bem democrático onde a população pode participar das decisões da saúde pública do município juntamente com os funcionários da saúde, ou seja, usuário e trabalhadores decidindo como a saúde de Itapebi deve caminhar. Participem, iremos discutir alguns temas separados em salas,  ajudem o governo direcionar a saúde de Itapebi.”

De todos os bons momentos em sua programação, destacamos o ápice dessa conferência, a homenagem especial da Secretaria de Saúde as famílias das saudosas vítimas da COVID-19 em Itapebi, aos vencedores da batalha contra o vírus que puderam com muita bravura vencer a doença e retornar aos seus lares, e também uma linda homenagem aos trabalhadores da saúde de Itapebi, de todos os setores, que foram verdadeiros heróis nessa luta, dedicando incansavelmente o seu trabalho com muito amor e humanidade.

O desenvolvimento do tema desse evento ficou sob a responsabilidade da coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itapebi, a Enfermeira Kerlly Taynara Santos Andrade, destacando em sua fala o importante papel da sociedade na formação das políticas públicas de saúde.

Em seguida, após essa série de acontecimentos, o público dividiu-se em quatro grupos (eixos), composto por delegados e participantes, onde puderam discutir e escolher propostas, de acordo ao tema, que objetivam a melhoria dos serviços em saúde.

 

Eixos temáticos:

 

EIXO l: Restruturação da rede de Atenção Básica (Mediadoras: Margareth Botelho e Tamyres Porto).

EIXO II: Atendimento humanizado e adequado dos serviços de Média/Alta Complexidade (Mediadoras: Kely Monte Belo e Valéria Barbosa).

EIXO III: Participação Popular e Controle Social (Mediadoras: Jaiana Botelho e Elisabeth Cavalcante).

EIXO IV: Fortalecimento das Vigilâncias em Saúde (Mediadoras: Kerlly Taynara e Ademária Mendes).

Cada grupo escolheu 03 propostas, totalizando 12 propostas, que foram levadas a PLENÁRIA FINAL para apreciação e votação. (segue abaixo a lista de todas as propostas que serão incluídas ao Plano Municipal de Saúde).

 

·         Implantar o serviço de Raio-x e ultrassonografia no HPP Nelson Moura Ferreira;

·         Ampliar vagas de atendimentos de especialidades de caráter de urgência, especialmente endocrinologista, ortopedista, urologista, pediatra, psiquiatria e dermatologista, pequenas cirurgias e procedimentos ambulatoriais no município;  e realizações de exames periódicos nos distritos;

·         Contratar Assistente Social exclusiva para hospital.

·         Implantar o serviço de Raio-x e ultrassonografia no HPP Nelson Moura Ferreira;

·         Ampliar vagas de atendimentos de especialidades de caráter de urgência, especialmente endocrinologista, ortopedista, urologista, pediatra, psiquiatria e dermatologista, pequenas cirurgias e procedimentos ambulatoriais no município; e realizações de exames periódicos nos distritos;

·         Contratar Assistente Social exclusiva para hospital.

·         Instituir e subsidiar reuniões do CMS descentralizados em locais aberto ao público, divulgar calendários de reuniões, objetivos e composição do CMS e incentivar a participação dos conselheiros nas atividades das UBS;

·         Fomentar sede própria do CMS com equipamentos e materiais, e garantir fardamento e identificação (crachás) para os conselheiros de saúde;

·         Promover a divulgação e transparência dos dados de saúde e serviços prestados à comunidade por meio de mídias.

·         Adquirir transporte exclusivo e com identificação para as ações de fiscalização da VISA;

·         Ampliar a contratação de funcionários para atuar na VISA, preferencialmente por concurso público;

·         Fortalecer as ações de zoonoses por meio de educação em saúde da população.


De acordo dados recebidos pela Comissão Organizadora do evento, em média 150 pessoas, incluindo usuários do serviço, trabalhadores e gestão, participaram ativamente de todos os momentos da programação, inclusive a plenária final, considerado o momento mais importante, onde se aprecia e vota as propostas de melhorias do serviço de saúde para inclusão no Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

Ao final do evento, o Secretário de Saúde agradeceu a participação de todos, destacou a belíssima condução da equipe em todos os momentos da programação, desejando um sequência de gestão com mais trabalho e valorização do povo e de seus trabalhadores.





Bahia na net
Bahia na net