NEM TODAS CRIANÇAS TEM HOJE COMO SEU DIA DE FESTA

terça-feira, 12 de outubro de 2021

/ Por: ...


Para milhões de crianças, hoje não é dia de festa e sim de lutar por comida!

O Brasil comemora hoje duas datas importantes. O 12 de outubro é dedicado a Nossa Senhora Aparecida e também às crianças. A devoção à padroeira do País remonta a mais de 300 anos, quando uma imagem da Virgem Maria foi retirada das águas do rio Paraíba. Já o Dia das Crianças ganhou grandes dimensões como forma de promover a venda de brinquedos.

A data festiva também deve servir para uma reflexão sobre a situação da infância no País. Embora o Brasil tenha feito grandes progressos em relação à sua população mais jovem, esses avanços não atingiram todas as crianças e todos os adolescentes brasileiros da mesma forma. São milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza (renda per capita mensal inferior ou igual a um quarto de salário-mínimo) e em situação de pobreza (renda per capita mensal de mais de um quarto até meio salário-mínimo).

A contradição é que, desde 1990, o Brasil conta com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, sancionado pelo então presidente Fernando Collor. O ECA estabelece, entre outras medidas, a ampliação do acesso de crianças e jovens em escolas; instituição de programas de enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil.

Na prática, infelizmente muitas dessas medidas ainda não são cumpridas. Enquanto isso, nossas crianças ainda vivem sob a marca da vulnerabilidade, pois, em muitos casos, aquilo que está na lei ainda não saiu efetivamente do papel.

O Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção da infância e da adolescência. No entanto, é necessário adotar políticas públicas capazes de combater e superar as desigualdades geográficas, sociais e étnicas e celebrar a riqueza de sua diversidade.

Só assim, todas as crianças, independentemente de cor, raça, credo e condição social poderão comemorar esse dia com tudo a que têm direito.


Fonte: Val-Cabral


Sem comentários

Enviar um comentário

Mais
© EQUIPE DE IMPRENSA
EMPRESA MJM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADES CNPJ: 40.198.174/0001-25.