Município de Eunápolis está se tornando pioneiro no tratamento dos resíduos sólidos

sexta-feira, 4 de junho de 2021

/ Por: ...

 


A prefeitura de Eunápolis, após acabar com o lixão, um problema histórico que perdurou por décadas, investe agora na adequação dos serviços de saúde. O município em parceria com a Base Regional de Saúde do Estado da Bahia, promoveu um treinamento na quarta-feira, dia 02 de junho, direcionado às clínicas, hospitais e laboratórios da cidade para adequação à nova política implantada pelo município, quanto aos resíduos infectantes.

O treinamento foi pautado na Resolução RDC 222/2018 e buscou adequar o descarte dos resíduos dos serviços de saúde no âmbito do município - a palestra foi ministrada pela farmacêutica e técnica da SESAB, Mariza Carvalho e a enfermeira Arlinda Brandão.


Historicamente os resíduos hospitalares vêm sendo descartados de forma inadequada pela rede pública e privada de saúde, com a presença de materiais infectantes que colocam toda população em perigo, no entanto, a prefeitura está mudando tal realidade, com o manejo responsável do lixo hospitalar; um  compromisso com a sáude pública e o meio ambiente. 

Inaugurando um novo ciclo, sendo a primeira vez que a prefeitura de Eunápolis, em todos os tempos, implanta o recolhimento destes resíduos dos estabelecimentos da rede pública de saúde, com empresa especializada para este fim.

Os estabelecimentos da rede privada deverão se adequarem, descartando apenas os resíduos comuns para a coleta seletiva e destinado seus resíduos infectantes, também através de serviços especializados, a exemplo do que é feito na esfera pública municipal. A fiscalização da destinação correta no descarte dos resíduos infectantes pela rede privada será feita pelo município.

Sucom – Prefeitura de Eunápolis

Sem comentários

Enviar um comentário

Mais
© EQUIPE DE IMPRENSA
BahiaNaNet.com.br TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.