BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO

Procurador Adjunto de Porto Seguro, Jota Batista, diz que Decreto do prefeito Jânio Natal deve ser respeitado

 


Depois que Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, assinou Decreto nesta sexta-feira, 19, liberando o serviço de Delivery de alimentos e bebidas no município, o comando da Polícia Militar, naquela localidade, publicou Nota de Esclarecimento, reafirmando que seguirá o Decreto do governador Rui Costa.

De acordo o Decreto Municipal 11.961/21, a medida se fez necessária para preservar empregos e renda e que o Poder Público Municipal, embora obediente ao decreto estadual que determinou o “toque de recolher” em todo o estado, a partir da sexta (19/02), deve se mostrar sensível às demandas da sociedade visando a preservação de vidas, mas reconhecendo a necessidade de distensão gradual das atividades econômicas.

Já o procurador do município, Jota Batista, esclareceu na tarde deste sábado, que o STF já pacificou entendimento ao atribuir competência concorrente entre os entes da União, Estados e Municípios para legislar acerca de matéria sanitária de combate ao Covid- 19. Interpretação dada ao Art. 23. Garante, que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;
II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência; (nos autos ADPF 672). Portanto, afirmar que Decreto do Prefeito Jânio não possui validade é completamente fora da órbita. O Decreto possui validade e deve ser respeitado.

Veja a Nota da Polícia Militar:

O Comando da Polícia Militar em Porto Seguro, esclarece a população da Cidade, que no cumprimento do Decreto Estadual, o qual regula a situação denominada “toque de recolher”, estabelecida para prevenção da pandemia do COVID 19, todo serviço de DELIVERY está proibido de circular a partir das 22h até às 05h do dia seguinte, exceto para situações de emergências e compras de medicamentos. Recomendamos nesse sentido atenção de todos ao cumprimento da norma sanitária, evitando situações que possam ser configuradas como crime.

Nesse sentido estaremos ampliando a fiscalização e controle nos horários previstos da restrição. 

Reiteramos o compromisso, transparência e diálogo para bem servir e proteger a comunidade.


Fonte: AgazetaBahia

Postagem Anterior Próxima Postagem

REGISTRO DE JORNALISTA

BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO

PUBLICIDADES

BAHIA NA NET - COSTA DO DESCOBRIMENTO