EM ITAPEBI O DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TEM COMEMORAÇÃO DIFERENCIADA

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

/ Por: ...

Considerada uma das festas religiosas mais antigas do município, começando desde os tempos do vilarejo de cachoeirinha (hoje embaixo d’água do lago da hidrelétrica de Itapebi Neoenergia), a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição esse ano foi diferente.

E ao invés da tradicional missa seguida de procissão e festejos profanos com almoço para arrecadar fundos para a paróquia, por conta da pandemia de Covid-19, a celebração desta terça-feira 08 de dezembro de 2020, foi composta de uma carreata, que saiu da frente da igreja de São José Operário após às 8h e percorreu as ruas do centro e bairros da cidade alta descendo pela BA-275 (alça de acesso para a cidade baixa), até  a Praça Esdro Souza. Daí por solicitação de alguns fiéis que acompanhavam a carreata saiu em procissão pela Avenida 28 de setembro, até a Igreja de nossa Senhora da Conceição na Praça da Matriz. Se não tivesse pandemia a festa seria maior porque a procissão percorreria outras ruas também na cidade histórica “cidade Baixa”.

Ao longo do percurso, por onde passava, a imagem de Nossa Senhora foi saudada com aplausos e orações pelos transeuntes e por aqueles que puderam acompanhar de frente de suas casas, esse foi o caso de Dona Maria D’ajuda Conceição Pinto, que quando a carreata passou em frente a sua residência na Avenida Othon Cachoeira, ela prostrou-se de joelhos e começou a fazer suas orações.

A Rainha e Padroeira de Itapebi, Nossa Senhora da Conceição, recebe homenagens no dia 8 de dezembro. Este ano, em virtude da pandemia ocasionada pelo Covid-19, novo coronavírus, a paróquia dedicada à Imaculada Conceição da Mãe de Deus, precisou ajustar a programação que, em anos anteriores, sempre contou com a presença de dezenas de fiéis nas novenas, missas e procissão.

 A missa na igreja de nossa Senhora da Conceição teve início por volta das 9h10m com um número reduzido de fiéis e numa distancia máxima possível um dos outros e pouquíssimos não usavam a máscaras.

Foi observada a presença na carreata e na Igreja das Autoridades do município, Prefeito Juarez da Silva Oliveira “Peba”, dos secretários, de Saúde, Sergio Murilo, de Transportes Davi Andrade, da Educação Marcia Lopes e do poder legislativa a presença do Vereador reeleito Paulo Henrique Nascimento Almeida e do Vice-prefeito eleito, Ademar Jacó “Professor Mazinho” e acompanhando a carreata o vereador eleito nas últimas eleições, Romildo Silva.

Vale ressaltar que até a forma de estar colocado o andor, foi notado pela maioria dos fiéis presentes na igreja, desta vez, o andor foi colocado no lado direito da igreja e não ao lado esquerdo como tradicionalmente.  Desta vez também não esteve presente na Igreja da cidade histórica após a procissão o Padre Manoel que sua presença já é tradicional no dia 8 de Dezembro sendo um dos celebrantes da missa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.


Fonte: ItapebiAcontece 

Sem comentários

Publicar um comentário

Mais
© EQUIPE DE IMPRENSA
BahiaNaNet.com.br TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.