ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Bebê morre por falta de atendimento médico em Itabuna

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

/ Por: ...

Uma tragédia marcou a vida de dois pais em Itabuna na noite deste sábado (05). A filha de um casal morreu por falta de atendimento na UPA 24h do município, situado no bairro Califórnia. O bebê, de apenas dois anos de idade, estava doente e foi levado pelos pais para os hospitais pediátricos da cidade mas não recebeu os atendimentos devidos.

De acordo com informações, primeiro eles estiveram na Maternidade, onde foram orientados a procurar o Hospital Manoel Novaes, que por sua vez indicou a UPA 24h. Chegando lá, a resposta foi que o atendimento na unidade era exclusivo aos casos de Covid. À pé, o casal, desesperado, viu a criança falecer no colo. 

Não há detalhes sobre os problemas de saúde que o bebê enfrentava e qual teria sido exatamente a causa da morte. A Polícia Civil foi acionada para investigar se houve omissão de socorro. O Blog Verdinho Itabuna lamenta o ocorrido e pede por justiça quanto ao caso.


Nota da Secretaria de Saúde de Itabuna

Neste sábado (05), às 19h, uma criança de 2 anos foi levada para a UPA. No entanto, a unidade, desde o início da pandemia está atendendo somente casos COVID adulto, os pais foram orientados a levar a criança para a Maternidade Esther Gomes, porta de entrada para casos pediátricos no município. A criança foi levada para o Hospital Manoel Novaes, onde teve o atendimento recusado  (o hospital só atende criança pelo SUS se for regulada).

Ao retornar à UPA por volta de 20h30, a criança já se encontrava sem sinais vitais, apresentando pupilas abertas, sinais de rigidez muscular, face cadavérica, com sinal de desnutrição e desidratação. Segundo os familiares, a criança já apresentava um quadro de diarreia, expulsando vermes pela boca e febre. A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido, e se solidariza com a família, se colocando à disposição para prestar toda a assistência necessária.


Fonte: VerdinhoItabuna

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.