ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Panorama Eleições: Celsinho Cotrim quer priorizar Educação em seu governo e fala em baixar tarifa dos ônibus

terça-feira, 20 de outubro de 2020

/ Por: ...


O empresário Celsinho Cotrim (PROS) foi o entrevistado do Panorama Eleições 2020 desta sexta-feira (16), na série que o BNews está promovendo com os candidatos à prefeitura de Salvador em formato de "live" no perfil do site no Instagram.

Cotrim afirmou que a Educação será o "carro-chefe" de sua gestão, criticou o que definiu como "indústria da multa" em Salvador e fez questão de ressaltar a aliança com o ex-prefeito da capital baiana, João Henrique, que concluiu seu governo em 2012 com avaliação negativa.

Confira abaixo a entrevista completa com Celsinho Cotrim (PROS):

Qual proposta do seu plano de governo você destacaria?

Nosso carro chefe é a Educação. Entendemos que a nação só vai se desenvolver, o Estado só vai se desenvolver, as cidades só vão se desenvolver se investirem na Educação. Todas as nações que investiram na Educação como prioridade de gestão foram nações que se desenvolveram e conseguiram ter uma população consciente que lutou contra corrupção e se desenvolveu economicamente, do ponto de vista humano e que pode cada vez ter mais uma sociedade com massa crítica, aguçada, a fim de lutar pelos seus direitos e pelos seus deveres. Nós entendemos, portanto, eu e Popó Freitas, nosso candidato a vice, que nossa gestão terá como prioridade a Educação e a Educação em tempo integral.

Gostaria que você destrinchasse a proposta sobre compra de merenda escolar do próprio bairro. Isso ajuda a fomentar a economia da cidade, casando com emprego, renda e educação?

Regionalizar a merenda escolar, e, aí, aproveitar pra lhe dizer que na nossa gestão teremos três refeições. Iremos incluir o café da manhã, o almoço e o lanche antes de ir pra casa e, dessa forma, a gente entende também que está constribuindo, do ponto de vista financeiro, das suas famílias, onde às vezes a alimentação termina nem chegando. E é nessa perspectiva que a gente acha que a compra dos componentes dessa três refeições sendo na própria região...primeiro o aluno já está acostumado com a comida daquela região, porque é na padaria perto de casa, mercearia, açougue...a alimentação, então, está em torno desses ingredientes vendidos no seu bairro. Além de você deixar o aluno com o alimento que ele já conhece, você comprando na mercearia do bariro, padaria do bairro, açougue, você está levando dinheiro naquela região, aquecendo a economia da localidade e, consequentemente, a economia local.

Explica mais pra gente essa proposta do "carro anfíbio".

Um dos grandas problemas das nossas três ilhas é a locomoção. E nossos alunos e alunas sofrem muito, principalmente no período de chuva. Além do deslocamento ser muito demorado, ele tem outra questão: que que é a qualidade desses veículos de locomoção, da casa pra escola, escola pra casa. Ao mesmo tempo que funciona na água, funciona na terra.

Qual a importância para o seu plano de governo o fortalecimento dos CAPS e por que relacionar com o ex-prefeito João Henrique?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)...Eu sou de uma família de médicos, são sete médicos em minha família, eu terminei aprendendo por osmose sobre saúde pública. Uma das questões que mais chama atenção é da medicina especializada. O Poder Público ainda é falho quando o usuário precisa de um atendimento especializado. A gente ta lançando um aplicativo que podemos baixar e, se a gente precisar de algum médico, a gente solicita e, em 40 minutos, no máximo, um médico chega em sua residência. Uma dessas especialidades que é muito falha no nosso país é a de psícologos e de psiquiatra. Nós precisamos potencializar esses CAPS e potencializar as outras áreas que precisamos de médicos especialistas. Por que a associação com João Henrique? Foi ele que começou os CAPS e que potencializou. Mas me permita ampliar um pouco: Hoje o maior problema das saúdes está nas filas, a gente apresenta propostas: abertura de concurso público, criação do terceiro turno e criação do aplicativo.

Como será feito o procedimento de baixar o valor da tarifa do ônibus?

Não só baixar o valor, é renovar e equipar 100% da frota. Nós temos que entender e compreender que os empresários estão arrochados. Ou a gente desonera a folha das empresas de ônibus, ou não tem como ter equilíbrio. Eu não sou irresponsável de jogar para galera no valor da tarifa como essa gestão faz. 30% da nossa população hoje anda a pé. Qual é formula? É a construção com todos atores (poder público, nos três níveis, privado e população), mexer no ISS e nos tributos, e, a partir daí, a gente vai baixar tarifa e renovar a frota. Por parte da prefeitura, cada um dos 170 bairros terá um ponto de ônibus, o principal do bairro, com ar-condicionado. 

Como você pretende acabar com as multas de trânsito e manter apenas a perda de ponto já que aplicação de multa é algo conferido ao Código de Trânsito Brasileiro, da União?

Nós fizemos uma correção do nosso programa de governo, onde a gente substitui a redução a 100% do valor da multa para baixar drasticamente o valor da multa. Esta indústria de multas que aí está é inadmissível, o papel do poder público tem que ser pedágico e não punitivo. Na nossa construção a quatro mãos conseguimos fazer isso. Além disso, precisamos fazer campanhas educativas. Iremos baixar isso numa construção de quatro mãos.

Como combater com tolerância zero a poluição sonora em uma cidade pulsante como Salvador?

Poluição sonora zero não significa que voce não tem música, pelo contrário, você pode das 8h ás 22h. Aqui é o berço cultural da música. Eu tô falando de 22h às 8h da manhã, a tolerancia é zero. A gente diz o tempo inteiro no nosso programa de governo que iremos trabalhar junto com o governador Rui Costa (PT)  e o presidente Bolsonaro (sem partido), nós precisamos ter uma ação conjunta. Poluição sonora não terá, eu te garanto.

Jaques Wagner disse que sua candidatura é da base do governador Rui Costa, que o PROS orbita o grupo de Rui Costa. É ou não é da base de Rui?

A candidatura de Celsinho Cotrim é da base do povo. Somos nós e o povo contra o resto, já dizia o vereaor Osório Villas Bôas. Eu fico muito feliz com a fala de Jaques Wagner e eu entendi a fala dele. Nós participamos do governo dele (eu e PROS), mas estamos numa candidatura independente. Nossa candidatura é para frente, e ela dialoga com todos os atores da política. Nós que iremos estar no segundo turno, se não ganharmos no primeiro, ficamos felizes com essa sinalizaçaõ de apoio. Que venha Jaques Wagner, Rui Costa, para nos apoiar e que venham todos que entendem que o 90 é o melhor para Salvador.

A figura impopular de João Henrique não é um risco para sua campanha?

Eu parto da premissa que a política não existe, se não existir o ser humano por trás dela. Todos os partidos políticos estavam no governo de JHC, exceto o PSOL. Das duas uma: ou foi boicote ou foi incompetência dos partidos políticos que lá estavam. Eu vi Salvador sair da capital do desemprego, eu criei o Sistema de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). JHC tirou Salvador da capital do desemprego e ACM Neto é avaliado como melhor prefeito, mas trouxe Salvador para capital de desemprego novamente, é a segunda. Eu não posso cuspir no prato que eu comi. Eu no SIMM intermediei 26 mil empregos. O Celsinho pessoa é o Celsinho político. Eu ando com JHC há 3 anos no 2 de julho, e eu vejo o povo indo atrás dele e pedindo para bater foto.

Considerações finais:

Eu fiquei muito triste e decepcionado com o comportamento da emissora que é da população e é uma concessão pública. A TV Aratu inventou uma nova lei. Respeitem a lei do meu país e me respeitem, mas a gente sabe o que é. Os candidatos do sistema foram um fracasso na Band, aí eles ficaram com medo porque os candidatos que não são do sistema se destacaram. Eu serei prefeito de Salvador com a ajuda de Deus e de cada um de vocês que está nos assistindo. A gente vai lutar contra essa Salvador que só cuida da Orla, a gente vai ser o prefeito da Salvador invísivel que o prefeito não cuida, o governador não cuida e o governo federal não cuida. Para prefeito vote 90, para vereador vote 90.


 


Colaboraram Márcio Smith e Pedro Vilas Boas 

Mais
© BAHIA NA NET - NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados.